Resenha #24: Fade | Lisa McMann

Autor: Lisa McMann
Editora: Novo Século
Série: Wake
Paginas: 240
Volume: 2 de 3
Anteriores: Wake
Tradutora: Ana Death Duarte
Skoob: 4/5

 


Agora Janie e Cabel trabalham juntos e assumiram os sentimentos um pelo outro. Infelizmente não podem assumir o namoro, pois Cabel está preso "de mentira" por conta do caso anterior que ambos solucionaram no primeiro livro e a Capitã, figura da polícia que trata com eles, não quer que ninguém saiba que Janie e Cabel trabalham para a polícia.

Dessa vez eles tem um caso diferente e muito mais perigoso para solucionar e que precisará de ação principalmente da parte de Janie que terá de se expor a grande perigo. A polícia tem recebido ligações anônimas sobre possíveis casos de professores com alunos acontecendo na Fieldridge High e Janie já está bem colocada para dar os primeiros passos para a investigação. Cabel não fica nada satisfeito de sua namorada se envolver em tamanho perigo e isso, além dos problemas normais de ambos, contribui para balançar bastante seu relacionamento.

O dom de Janie tem um destaque importante neste livro que gostei muito! Nós ficamos sabendo mais de seu dom: pessoas como ela são chamadas de Apanhadores de Sonhos e um deles estava pertinho dela:
a Sra. Stubin, uma velhinha cega e muda que Janie cuidava no asilo em que trabalhava. A Sra. Stubin descobriu que Janie também era Apanhadora de Sonhos e deixa para ela seu diário com tudo que ela descobriu sobre o dom ao longo da vida. Com ele Janie e o leitor descobrem que, além de "uma grande responsabilidade", este dom vem com consequências terríveis para Janie ao longo dos anos, tanto física, quanto psicologicamente. Alguns sinais já até começam a aparecer: ela começa a ter mais dificuldade de sair dos sonhos, demora mais para se recuperar deles... E durante todo o livro ficamos curiosos para saber as decisões que ela tomará depois de saber de tudo, afinal estas consequências comprometerão toda a sua vida, inclusive ao lado de Cabel.

Apesar da narrativa continuar com os períodos curtos característicos de Lisa McMann, isso passa despercebido neste livro pela quantidade de mistérios, ação e informações! Janie continua sendo uma de minhas personagens preferidas, sendo forte e independente. Ela não precisa de Cabel para fazer as coisas, para ser alguém, mas aceita os cuidados e o companheirismo dele, não há uma relação de dependência entre eles, só de amor e ponto.

Já terminei de ler a série e muitas outras surpresas estão por vir, além de outras dúvidas na vida de Janie! E vocês, leram a série? O que acharam?

Dani

Comentários

neyara disse…
Escuto todo mundo falando dessa série, mas ainda não tive a oportunidade de ler.
Beijo