Resenha #23: O Misterioso Caso de Styles | Agatha Christie

Autora: Agatha Christie
Editora: Bestbolso
Páginas: 238
Tradutor: A. B. Pinheiro de Lemos
Skoob: 3/5 

Todo assassino é provavelmente o velho amigo de alguém. 
[Poirot - p. 155] 


O livro é narrado pelo grande amigo de Hercule Poirot, Arthur Hastings que se hospeda na mansão de Styles em Essex, propriedade de Emily Inglethorp, senhora muito rica e generosa que vive de realizar eventos beneficentes e é mãe de John Cavendish, amigo de Hastings que é quem o convida a passar uma temporada na mansão. 

Além de John e da Sra. Inglethorp, moram na mansão o outro filho, Lawrence Cavendish; a mulher de John, Mary Cavendish; Evelin Howard, uma grande amiga da Sra. Inglethorp; uma protegida desta, Cynthia Murdoch e o novo marido da Sra Inglethorp, de quem ninguém gosta, Alfred Inglethorp.

A história principal acontece até que rápido, quando, de madrugada, a Sra. Inglethorp é acometida por várias convulsões e morre. Quando os médicos da famíliase recusam a anunciar uma morte por causas naturais como todo mundo pensava, as investigações começam e Hastings chama Poirot para ajudar a desvendar o caso.

A inteligência e a intuição frequentemente andam juntas.
[Poirot - p. 125]


O primeiro livro de Agatha Christie estreando o detetive aposentado da Scotland Yard, Hercule Poirot, me fez perceber uma característica da autora que, até então, eu nunca tinha prestado atenção: Christie não quer que o leitor descubra antes dela revelar quem é o autor do crime! Sempre que lia algum livro dela, tentava descobrir pelas pistas quem poderia ser o culpado e nunca conseguia (e sempre legava isso a meu péssimo raciocínio lógico! rsrs), neste livro vi que ela deixa certas evidências e pistas observadas pelos personagens dentro da história, sem revelá-las para o leitor, para que, no grand finale, Poirot ou Miss Marple possam nos dizer quando solucionam o caso, causando aqueles sentimentos conhecidos ao ler livros policiais de "eu sabia"; "eu nem imaginava"; "nossa!"... hahaha

Mas gente, como foi difícil escrever uma resenha da Agatha Christie!!! Não conseguia criar um texto claro que mostrasse o que eu achava, desse uma ideia do que o leitor poderia esperar e conseguisse levar as  pessoas que não conhecem seus livros a experimentar! Acabou saindo, mas ainda tenho muito o que melhorar!

Frases


"Não há crime sem motivo."
[Poirot - p. 114]

"Não se pode misturar sentimento e razão" 
[Poirto - p. 155]


Comentários

Welize disse…
Dani,

Estou lendo que nem uma doidinha...um livro em praticamente três dias...
Voltei a tiva..pena que o genero que eu gosto não é nenhum pouquinho igual ao seu...rsrsrs

bjs
Natália Keli disse…
Gosto muito dos livros da Agatha, ainda não li esse, mas pela sua resenha parece ser muito interessante e cheio de mistério. Acho que vai ser o próximo dela que vou ler.

http://allmylifeinbooks.blogspot.com.br/