Resenha #31: Tocada Pelas Sombras - Academia de Vampiros | Richelle Mead
![]() |
Autora: Richelle Mead
Tradutora: Renata Nogueira
Skoob: 5/5
Cuidado! Esta resenha contém spoilers!
Manter o coração enterrado não é muito diferente de manter a raiva reprimida. O sentimento corrói você por dentro até que tudo que você quer é gritar ou chutar alguma coisa.
[Rose, p. 11]
Richelle não nos poupa neste volume de Academia de Vampiros! Rose descobre que Victor Dashkov ainda não foi julgado pelo que fez à Lissa e que ambas não poderão participar do julgamento que se aproxima. Com uma ajudinha de Adrian, isso muda e elas embarcam para a Corte Real!
Lá a Rainha Tatiana recebe Lissa de braços abertos, depois de tê-la humilhado no primeiro livro, e parece ter muitos planos para a princesa que não pretendem incluir Christian - ou Rose! Rose por outro lado, está sofrendo com um problema sério: ela começa a ver o fantasma de Mason pela escola, será que ele voltou para se vingar já que ela não pôde salvá-lo?
Ela não pode lidar com este tipo de distração agora porque a experiência de campo começou e ela tem que se concentrar. A Experiência de Campo é o teste mais importante na formação dos guardiões antes das provas finais, consiste nos aprendizes serem designados a um Moroi da escola para protegê-lo e assim se preparar para o quê o espera no mundo real. Rose não vê a hora de provar seu valor, mas logo vê que as coisas serão um pouco mais difíceis.
Lissa parou ao olhar para o brasão de sua família e sentiu o peso de ser a única a carregar aquele nome, o orgulho de fazer parte daquela família e o medo de que não fosse boa o bastante para honrá-la.
[Rose - p. 170]
Enquanto isso, ela continua a ver Mason que sempre aparenta estar muito triste (lógico, ele está morto! dã!). A história continua assim por boa parte do livro, só construindo as relações, as politicagens, os intrincados mistérios se sobrepondo, inclusive alguns Moroi misteriosamente aparecendo muito machucados pela escola sem boas explicações e Rose é a única que percebe.
Ela também se preocupa com Lissa porque a amiga parou com os antidepressivos para poder usar o espirito. Adrian acaba percebendo de onde vem toda a escuridão da aura de Rose - ela vem de Lissa. O que pode acontecer a Rose então, se está sugando todos os "malefícios" do espirito?
Não havia nenhuma estratégia de luta. Aquilo era irracional e selvagem. Aquela era eu sendo controlada pela loucura que eu tinha tirado de Lissa.
[Rose - p. 295]
Tudo isso chega a um ponto crítico que estoura no pior momento possível e Rose quase perde o controle. Mas Dimitri está lá! Ele sempre está lá para sua Rose e lógico que tudo é muito perfeito para descrever! E é aí que Richelle nos arranca do nosso conto de fadas: quando Rose e Dimitri parece que finalmente vão conseguir o seu "felizes para sempre adaptado", a Escola é cercada e atacada por Strigoi!
Tinha me apaixonado por Dimitri porque.... bem, porque ele era o Dimitri! Porque ele era doce, forte, engraçado, feroz e lindo. Porque ele me entendia.
[Rose - p. 247]
A luta em si é desesperadora; emocionante e dinâmica. A Escola perde muitos e alguns foram levados pelos Strigoi. Neste dia, muitos tabus são quebrados, revoluções são iniciadas e, pela primeira vez na história, os guardiões saem para resgate. Mais uma vez, Richelle nos dá esperança, até arrancá-la de novo e nos deixar de joelhos junto com a Rose - porque uma parte de sua alma foi levada pelos Strigoi!
Richelle nos leva junto com Rose por tudo isso: você fica ansioso, esperançoso, agitado, muito triste e destruído! E termina o livro nesse turbilhão de emoções querendo começar o quarto logo em seguida para ver que tudo isso é uma mentira, que não pode ter acontecido uma coisa daquelas!!!
E esse é Tocada pelas Sombras! E, apesar de ser o mais cruel, é o meu preferido da série até agora!
Comentários