Resenha: Peter Pan | J.M. Barrie

Autor: J. M. Barrie
Editora: Zahar
Páginas: 224
Tradutor: Julia Romeu
Skoob: 2/5



Se ele se esquece das sereias tão rápido, como a gente pode esperar que vá continuar se lembrando de nós? [Wendy]


Apesar de saber por cima a historia de Peter Pan, quis lê-la inteira nessa edição linda da Zahar! E depois descobri que a "original-original-mesmo", ainda não é essa! hahaha

Infelizmente não curti a história, gostava só quando quando Gancho aparecia, porque dava uma agitada nas coisas e tirava um pouco do protagonismo do Peter que é um personagem bem insuportável! rs. De resto é tudo bobinho.


Quando a novidade chama, as crianças estão sempre prontas para desertar aqueles que mais amam. [p. 152]




Mesmo assim, achei brilhante o modo como James Barrie faz uso da narrativa: ele praticamente participa da história junto com o leitor e até toma partidos em um momento ou outro ou se contradiz em suas opiniões, chega a ser engraçado!

Também não consegui me transportar tão bem para a Inglaterra do final do século XIX, então a Wendy, gentil, inocente, bobinha e "querendo ser mãe mais que tudo no mundo", porque era só o que ela conhecia e só o que podia almejar, me incomodou bastante!

Ele não apenas não tinha mãe, como não tinha a menor vontade de ter uma. Achava que todo mundo dava uma importância exagerada para as mães. Wendy, no entanto, imediatamente achou que estava diante de uma tragédia. [p. 57]



Enfim, é interessante caso você queira saber mais sobre a história, mas foi uma leitura que não gostei e se arrastou muito. Não leria novamente e com certeza não leria para uma filha ou um filho, já que possui valores e a visão da mulher beeeem datados.

As fadas têm que ser ou uma coisa, ou outra, pois, como são tão pequenas, infelizmente só têm espaço para um sentimento de cada vez.

E você? Gostou de Peter Pan? Me conta nos comentários! ^^


Quando a criança se aproxima de você, querendo se entregar a você, a única coisa que ela pensa que merece é um tratamento justo. Depois que você for injusto com ela, ela vai voltar a amá-lo, mas nunca mais vai voltar  a ser a mesma criança.






Comentários