Resenha: Como se Defender de Ataques Verbais {Barbara Berckhan}

Autor: Bárbara Berckhan
Editora: Sextante
Páginas: 112
Nota Skoob: 5/5

Todos nós já fomos alvo de uma grosseria, das indiretas de um colega de trabalho ou das piadas de mau gosto de um amigo sem noção. Às vezes, um ataque verbal pode ser tão doloroso quanto uma agressão física. Diante de uma situação dessas, as pessoas costumam ter duas reações típicas: não conseguem articular uma boa resposta ou ficam nervosas e partem para a briga. No entanto, nenhuma dessas reações é saudável. Engolir a mágoa ou revidar são atitudes que consomem energia e dão ainda mais poder ao agressor. Como evitar que a falta de educação alheia estrague o seu dia? Inspirada no aikido - uma modalidade de arte marcial que tem como objetivo neutralizar o ataque e restabelecer a paz - Barbara Berckhan ensina técnicas simples, originais e divertidas para você reagir às agressões com inteligência, protegendo sua integridade, demonstrando sua força e inibindo um novo golpe. 

Tomei coragem para comprar este livro mesmo correndo o risco de que seria um daqueles clássicos auto-ajuda em que o autor apenas repete eternamente o quanto somos importantes, responsáveis por nossa vida e que ninguém tem o direito de nos colocar para baixo e etc. Felizmente, tive uma ótima surpresa: Barbara Berckhan não só afirma esse tipo de coisa, mas também ensina 12 técnicas de defesa e reação reais às grosserias do dia-a-dia dando exemplos e explicando casos de suas próprias palestras e cursos. Ela também inclui exercícios ao final do livro para que pratiquemos cada técnica ou a que mais nos identificarmos.

Sua técnica é baseada na filosofia pacificadora do aikido que tem como objetivo "fazer frente ao ataque e restabelecer a paz." [pág. 8]. As 12 técnicas que Barbara apresenta são:

- Responder com Gestos
- O Desvio
- O Comentário Monossilábico
- O Provérbio Inadequado
- A Réplica Desintoxicante
- Ceda e Consinta
- A Aprovação Firme
- O Elogio
- A Constatação Objetiva
- O Confronto
- Fale Claro
- Defina as Regras

Gostei muito do livro, pois a maioria das técnicas são fáceis de fazer e se concentram em desviar a atenção da pessoa realizando o ataque [de propósito ou sem querer], para que ela interrompa-o e/ou perceba que aquele comentário não foi bem recebido. A linguagem da autora é clara e o livro é super curto, dá para terminar rapidinho!

Frases

"A simples disposição de se defender já inibe a intenção do agressor."
[pág 19]

"Somos nós que mostramos aos outros até onde eles podem ir e quais sãos nossos limites."
[pág. 72]

"Abandonamos o papel de vítima no momento em que voltamos a ser nós mesmos. Alegramos-nos com a singularidade de nossas características diferenciadas, mas também apreciamos as qualidades que compartilhamos com o resto da humanidade. Nossa vida não é regida exclusivamente pelo que os outros esperam de nós, mas por aquilo que nós consideramos importante."

[Khaleghl Quinn em Como se Defender de Ataques Verbais - pág 10]

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Resenha: Pântano de Sangue {Pedro Bandeira} e Novidades!!

Resenha: O Casamento da Princesa {Meg Cabot}

Resenha: Dom Quixote {Miguel de Cervantes}