Resenha: Cidade dos Ossos {Cassandra Clare}


Autor: Cassandra Clare
Editora: Galera Record
Volume: 1 de 5
Páginas: 462
Classificação: ♥♥♥♥♥

Um mundo oculto está prestes a ser revelado... Quando Clary decide ir a Nova York se divertir numa discoteca, nunca poderia imaginar que testemunharia um assassinato - muito menos um assassinato cometido por três adolescentes cobertos por tatuagens enigmáticas e brandindo armas bizarras. Clary sabe que deve chamar a polícia, mas é difícil explicar um assassinato quando o corpo desaparece e os assassinos são invisíveis para todos, menos para ela. Tão surpresa quanto assustada, Clary aceita ouvir o que os jovens têm a dizer... Uma tribo de guerreiros secreta dedicada a libertar a terra de demônios, os Caçadores das Sombras têm uma missão em nosso mundo, e Clary pode já estar mais envolvida na história do que gostaria.


Clarissa Fray tem uma vida super normal no Brooklin com sua mãe, Jocelyn, o amigo dela Luke (que é como um pai para Clary) e seu melhor amigo Simon. As férias de verão chegaram e tudo que ela quer é se divertir ao lado de Simon, por isso arrasta ele até a boate Pandemônio. Lá dentro ela testemunha um assassinato: dois meninos e uma menina usando armas muito esquisitas, mataram um menino a sangue frio! O grande problema é que não existe mais corpo e Clary é a única que consegue ver os assassinos, que se intitulam Caçadores de Sombras. O que está acontecendo?

Enquanto isso os Caçadores, Jace, Isabelle e Alec, também não acreditam que Clary consiga vê-los e Jace fica particularmente interessado nisso. Em casa, uma tragédia acontece: Jocelyn é sequestrada por monstros! O que sua mãe tem a ver com qualquer coisa?

Aos poucos Clary descobre mais sobre o Mundo das Sombras, onde demônios são a praga e bruxas, anjos, fadas, feiticeiros, lobisomens e vampiros vivem em constante conflito. Jace, como um Caçador de Sombras, tem que matar os demônios que tentam se apoderar da Terra, enquanto mantém o equilíbrio entre o mundo dos humanos – Mundanos para eles – e o Submundo.

Os dois descobrem que Jocelyn não era quem dizia e escondeu isso da filha bloqueando suas lembranças com um feitiço. Ela também escondeu um item muito poderoso do maior Caçador de Sombras que já existiu, Valentim, que queria extirpar todos os membros do Submundo e não só os demônios. Parece que agora alguém quer seguir seus passos. Por causa disso, Jace e Clary começam a trabalhar juntos em busca de pistas e achando muitas outras coisas cada vez mais confusas pelo caminho!

Cidade dos Ossos é cheio de ação, segredos e muitas reviravoltas! Na maior parte do tempo, vemos Jace e Cia. correndo atrás e matando demônios a torto e a direito e se metendo em todo o tipo de confusão com os membros do Submundo: os Lobisomens, Filhos da Lua; os Vampiros, Filhos da Noite; Feiticeiros, Filhos de Lilith e as Fadas. Da primeira vez em que li, a história lembrou muitoooo Harry Potter, tanto pelas criaturas, como por esconder seu mundo dos humanos com mágica e inclusive dar outro “nome” a eles. Mas logo a história se desvia e te prende por ela mesma!

Jace... aaah, Jace! Ele é aquele anti-herói que toda menina ama: sarcástico, badboy, provocador, mas que sabe se mostrar perfeitamente carinhoso quando finalmente baixa a guarda e se deixa conquistar. Também é imprudente e adora o que faz, sendo um ótimo guerreiro e já tendo matado mais demônios que qualquer Caçador da sua idade. As tiradas mais engraçadas do livro partem dele e também de Simon, o melhor amigo de Clary, e também o palhaço da história – em todos os sentidos, tenho uma super pena dele!

Já Clary é difícil! Na maior parte do tempo achei ela muito chatinha, sempre chorando por tudo e não resolvendo seus problemas de uma vez. Mas às vezes ela surpreende e vira uma menina super forte! Os demais personagens são muito bem construídos e Cassandra Clare consegue nos contar a história de cada um – e dos Caçadores de Sombras em geral – de uma forma bem leve e divertida, não ficando chato em nenhum momento até o livro acabar! Aí você vai ficar maluco querendo ler os próximos!! 

Trechos

“Os humanos eram burros demais. Tinham algo tão precioso, mas cuidavam mal daquilo. Jogavam a vida fora por dinheiro, por saquinhos de pó, pelo sorriso charmoso de um estranho.”
[Vampiro – pág. 15]

“A Lei é dura, mas é a Lei (Dura Lex sed Lex).”
[Jace Wayland – pág. 109]

“Não sou infeliz. Só pessoas sem propósito são infelizes. Eu tenho um propósito.”
[Jace – pág. 173]

“Amar é destruir e ser amado é ser destruído.”
[Jace – pág. 201]

“Tenha em mente que, quando sua mãe fugiu do Mundo de Sombras, não era dos monstros que ela se escondia. Era dos Caçadores de Sombras.”
[Hodge Starkwheather – pág. 236]

“Clary ficou pensando se existia algum vampiro feio, talvez algum gordo. Talvez não fizessem vampiros de pessoas feias. Ou talvez os feios não quisessem viver para sempre.”
[Narrador – pág. 263]

Comentários

Unknown disse…
Esse eu ainda lerei, parece que tem uma história bacana...

E o trecho dos vampiros é muito bom UHAuHAUhHAh

Te amo!!!!
Unknown disse…
Não vejo a hora de ler esse livro, já saiu o filme e ainda não vi porque quero ler o filme primeiro. Essa falta de tempo sempre me impedindo de ler todos os livros que quero... Ótima resenha *--*
Beijinhoos ;)
Se puder dar uma passadinha: http://www.leituraesuasmanias.com/
Só Lendo disse…
Leia sim, Ana!!! A série é mto boa!! Quanto ao filme, achei bem fiel e gostei demais tb!!!

Bjaum!

Postagens mais visitadas deste blog

Resenha: Pântano de Sangue {Pedro Bandeira} e Novidades!!

Resenha: O Casamento da Princesa {Meg Cabot}

Resenha: Dom Quixote {Miguel de Cervantes}