Resenha #124: Jogador Número 1 | Ernest Cline
Autor: Ernest Cline,
Editora: Leya Brasil
Editora: Leya Brasil
Páginas: 464
Tradução: Alexandre Mandarino
Skoob: 5/5 ♥
Resenha sem spoilers
Era o despertar de uma nova era, na qual a maioria da raça humana passava todo o tempo livre dentro de um videogame.
[Wade]
Em 2044 a Terra está em colapso com as constantes guerras por água e comida e uma natureza devastada.
Em uma realidade tão dura, Jamie Halliday cria o OASIS, plataforma de jogos on-line que se torna uma alternativa à dura realidade de todos: empregos, escolas, faculdades, boates e tudo mais que havia no mundo real agora está on-line e todos abraçam fugir de suas vidas miseráveis dentro do OASIS.
Quando Halliday morre, deixa para trás uma caçada: quem conseguir encontrar seu ovo de Páscoa de Ouro escondido no OASIS, ficará com toda a sua fortuna (U$ 240 bilhões) e será dono da plataforma. Cinco anos depois, conhecemos Wade Watts.
Faça-me um favor. Tente usar seus poderes apenas para o bem, ok?
[Halliday, p. 451]
Ele é um menino pobre de 17 anos e o OASIS é sua vida real: é onde ele vai à escola (pública), passeia, joga, faz amigos e.... é um dos poucos Caçadores de Ovos que ainda continua a busca, e finalmente decifra a charada da primeira pista deixada por Halliday. A partir daí, seu personagem passa a ser conhecido em todo o OASIS e pela IOI, empresa concorrente do OASIS que quer o controle da plataforma. Muitos perigos - virtuais e reais - se apresentam e a caçada ao ovo passa de um jogo para uma batalha por sua vida.
A Ni do Ninhada Literária recomendou muuuuuito esse livro e logo na primeira vez já me convenceu que valia a pena, só que outras coisas no caminho me fizeram adiar comprá-lo, até que vi disponível no skoob e não pensei duas vezes!
A narrativa é uma delícia e contém muita aventura, ação, amizade, esquemas e crueldades. Chega uma hora que você simplesmente esquece que Wade está em um jogo e sofre, ri, chora e fica feliz pelos amigos que ele tem (todos virtuais onde eles nunca se encontraram na vida real! Muito amor por todos!!).
Havíamos nascido em um mundo feio e o OASIS era nosso refúgio de felicidade.
[Wade, p. 48]
Uma das coisas mais mágicas da história é que Ernst Cline trás de volta toda a cultura dos Anos 80!!! As principais reações durante a leitura são risos nostálgicos e exclamações de "nossa eu jogava/assistia/ouvia isso"!!! Atari, Jogos de Guerra, Ultraman, Os Caça-Fantasmas, Duran Duran, The Police, Star Trek, Star Wars, Os Simpsons, Tolkien e muitos mais. O livro todo é uma viagem ao passado dentro de um futuro perdido, eu que nasci só no finalzinho dos 80 reconheci muita coisa; então imagino que quem pegou mais essa época vai pirar de tanta referência!!
O livro me fez pensar se algum dia chegaremos ao extremo de viver através de um computador. A coisa é tao louca que, em um momento que Wade aluga um apartamento, faz toda a transação, inclusive a visita, SÓ pelo OASIS, sem nunca conhecer seu locatário pessoalmente!! Me lembrou muito o filme Substitutos com o Bruce Willis, em que as pessoas tem clones robôs que elas comandam de casa para ir à escola, ao trabalho, sair e viajar! Inclusive recomendo para quem gostar de filmes de ação (ou do Bruce Willis, como eu! rsrs)! Vou deixar o trailer depois dos trechos para vocês conhecerem!!
Por mais assustadora e dolorosa que a realidade possa ser, é também o único lugar onde se pode encontrar felicidade de verdade. Porque a realidade é real. Entendeu?
[Halliday]
Gente, isso ficou muito grande, mas quando um livro é muito bom não consigo evitar!!!! Só tenho uma ressalva: se você não curte muito videogames, pode sentir dificuldade em se envolver com a história, mesmo assim, tente!, eu suuuuper recomendo!!! É uma delícia do começo ao fim!!
Comentários