Resenha: Um Dia {David Nicholls}

Autor: David Nicholls
Editora: Intrínseca
Páginas: 416
Nota Skoob: 3/5

Extremamente aclamado por aí, estava bem curiosa para ler "Um Dia", que conta a história de Dexter e Emma durante 20 anos, sempre no mesmo dia do ano: 15 de julho (Aline, amiga, li o livro todo pensando em você! hehe), que foi o dia em que eles se conheceram em 1988, em sua formatura.

A partir daí vemos a trajetória de ambos ao sair da faculdade e pela qual todos passam (ou irão passar!): o medo do futuro; trabalhos ruins e mal pagos; aluguéis, baladas com amigos e relacionamentos mal sucedidos, tudo entremeado pela amizade dos dois.

Comecei a gostar do livro só na metade, Emma é bem chatinha e Dexter é tudo que eu desprezo em um homem - um viva para a tendência à autodestruição -, sem contar que a primeira fase dos dois de fracassos nos empregos, indecisões e medos sobre o futuro super me deprimiu, já que rolou uma identificação e quase larguei o livro para ler Becky Bloom por um tempo!! rsrs

A escrita de David é bem confortável o que ajuda bastante na continuidade da leitura, ele reserva uma certa surpresa para o final que deixou muita gente brava com ele, já eu não senti muita coisa, uma porque já tinha confirmado o spoiler com a Lec e duas porque esse tipo de livro já fica atestado desde o começo que coisa boa não vem por aí!

O livro foi adaptado para o cinema com a querida Anne Hathaway no papel de Emma! Ainda não assisti, mas quando fizer, venho aqui contar para vocês o que achei!


Deixo a seu critério a decisão de lê-lo, já que achei uma leitura bem pessoal e o que eu posso não ter gostado nada você pode adorar! =]

Trechos

"Ele gostava da palavra "burguês" e de tudo que tal termo implicava. Segurança, viagens, boa comida, boas maneiras, ambição; por que deveria se sentir culpado por isso?"
[Dexter - pág. 18]

"Havia uma espécie de vaidade e certo orgulho na atitude dos heróis da classe trabalhadora que o deixavam maluco. Por que ela continuava se gabando de ter estudado numa escola pública, de nunca ter passado as férias no exterior?'
[Dexter]

"Está fazendo tudo certo. Tudo vai ficar bem, desde que nada mude."
[Dexter - pág. 340]

"Viver cada dia como se fosse o último... quem tinha energia para isso? E se chovesse ou você estivesse de mau humor? Simplesmente não era prático."
[Emma - pág. 408]

Comentários

Gisa disse…
Como te falei no Facebook, não me animei nada com essa leitura. O livro é bom, mas nada assim de tão extraordinário como diziam aos quatro cantos do mundo. Nem me animei pra ver o filme. Acho que quanto mais expectativa, pior né? rs Ah o Dexter chega a ser nojentinho! rs
Ygo Maia disse…
Li esse livro no ano passado e achei a leitura positiva. Não é o melhor livro do mundo, mas eu gostei. Ele traz lições interessantes.
Beijos!

http://ymaia.blogspot.com.br/

Postagens mais visitadas deste blog

Resenha: Pântano de Sangue {Pedro Bandeira} e Novidades!!

Resenha: O Casamento da Princesa {Meg Cabot}

Resenha: Dom Quixote {Miguel de Cervantes}