Resenha: A Feast for Crows {George R. R. Martin}

Autor: George R. R. Martin
Editora: Bantam Books
Série: As Crônicas de Gelo e Fogo
Volume: 4 de ?
Páginas: 978
Nota Skoob: 3/5

* Spoilers dos livros anteriores

Como tinha (e ainda tenho! rs) uma grande lista de leituras aqui em casa, não queria ficar parada em um livro só tanto tempo, por isso comecei A Feast for Crows bem tranquila, lendo só a noite ou quando me desse na telha. Talvez isso tenha sido parte do meu problema com ele, não sei. Mas que foi um livro complicado de levar, foi!




"Idiota! Ninguém que usa uma coroa está a salvo!"

[Cersei - pág. 257]

O Feast for Crows faz parte de uma divisão com o quinto livro ambos vão tratar do mesmo período de tempo, com foco localizações diferentes. O quarto vai tratar do que está acontecendo em Porto Real, após a morte de Twin; nas Ilhas de Ferro, após a morte de Balon Greyjoy Vale, após a morte de Robb e Catelyn. Temos também Sam, Arya e Ariana que nos mostram A Patrulha da Noite, Braavos, Lançassolar e Dorne.

Por conta disso existem muitos personagens novos e poucas novidades. As coisas estão se assentando por um lado e ficando muito piores por outro. Durante a história houveram poucos personagens a que me apeguei e alguns capítulos foram quase um suplício de vencer e confesso que pulei muitos parágrafos, às vezes só dando uma olhada por cima nas páginas e pulando tudo que me cansava e não me interessava, como as extensas descrições sobre os marinheiros de cada embarcação das Ilhas de Ferro que estavam disputando a coroa de Balon.


"Ser plebeu é que é perigoso quando os grandes lordes estão jogando seu Jogo dos Tronos!"

[Septão Meribald - pág. 782]


Aliás, os capítulos das Ilhas de Ferro eram os que eu menos gostava e os achava muito confusos, a não ser pela Asha, seus capítulos até que eram divertidos e gostava muito dela! Os capítulos da Brienne também foram tensos. Ela ficou presa a promessas que não tinham mais fundamento e isso cansou muito, só curti mesmo seus capítulos no final do livro, o que foi bem triste! Gostei também de saber o que acontece com a Arya (adoro buscas de novos conhecimentos e mudanças de vida através de "mentores") e adorei a princesa Ariana de Lançassolar.

Confesso que este livro me deixou desanimada com George Martin: é tanta bosta acontecendo o tempo todo, tanto coisa errada que não se resolve, ninguém nunca se dá bem em nada; com personagens aos quais nunca posso me apegar porque podem estar mortos nas próximas páginas, que torna tudo muito cansativo e desestimulante.

"A guerra nos transformou em monstros!"

[Thoros de Myr - pág. 909]


Sei que ele passa mensagens interessantes sobre o mundo e a vida não serem justos com ninguém; que não existe o completamente mal, nem o completamente bom, (a não ser Ned e olha o que aconteceu! rs), e quem está mais apto a ganhar o jogo dos tronos (e da vida) são os mais espertos e não os mais fortes e/ou com mais dinheiro... Sei de tudo isso e não estou criticando aqui o brilhantismo do mundo incrível que ele criou, só esse livro que me cansou mesmo!! rsrs


Ah! Li o livro em inglês e para quem quiser se aventurar, deixo aqui minha impressão de que é uma leitura mais para o nível avançado! No começo do livro eu tinha que voltar várias vezes parágrafos que não entendia bulhufas e aos poucos fui pegando o ritmo. O ideal é ler os outros em português, foi o que me ajudou a "adivinhar" alguns termos que o George criou e não têm tradução oficial para o português! Não costumo parar a leitura para procurar palavras que não sei, só quando elas aparecem muito ou eu fico especialmente curiosa com alguma! Acho que isso atrapalha meu ritmo e o envolvimento com a leitura! Como vocês fazem?

Só espero que o quinto livro seja mais divertido! Mas acho que só pegarei no ano que vem! rsrs E vocês? Já leram O Festim dos Corvos?


Trechos Favoritos*


"Alguns homens pensam demais, pois têm medo de agir!"
[Tyene - pág. 62]


"Mestre Aemon entendia como às vezes podíamos mergulhar nos livros, como se eles fossem um buraco para outro mundo."
[Sam - pág. 99]


"Eu não quero ter uma dúzia de filhos! Quero ter aventuras!"
[Asha - pág. 241]


"Você sempre foi lento, ou perder uma mão te deixou estúpido?"
[Cersei - pág. 248]

"Eles só dizem isso para agradar ao seu pai. Você só conseguirá a verdade na frente do espelho, não nas línguas dos homens."
[Septa Roelle para Brienne - pág. 403]


"Glória é bom, mas ouro é melhor!"
[Nute - Homem de Ferro - pág. 622]


"As árvores nos vigiam. Na floresta elas veem tudo...mas não tem árvores aqui, Sam. Apenas água....."
[Gilly - pág. 753]




*
*
*
Vamos conversar mais!! Instagram Facebook ~ YouTube ~ GooglePlus ~Twitter ~ Skoob

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Resenha: Pântano de Sangue {Pedro Bandeira} e Novidades!!

Resenha: O Casamento da Princesa {Meg Cabot}

Resenha: Dom Quixote {Miguel de Cervantes}