Resenha #195: A vida do livreiro A. J. Fikry | Gabrielle Zevin
Autora: Gabrielle Zevin
Editora: Paralela
Páginas: 192
Editora: Paralela
Páginas: 192
Tradutora: Flavia Yacubian
Skoob: 5/5 ♥
Skoob: 5/5 ♥
Livrarias atraem o tipo certo de gente. Gente boa!
[Lambiase, p. 184]
Tinha recebido alguns marcadores desse livro pela Editora e me apaixonei pela arte delicada e as frases fofas a respeito do amor pelos livros, sem contar essa capa toda caprichosa e lindinha! De primeira achei que fossem janelas (o que também podem ser!), mas são vários livros, cada um com uma história, cada um com um mundo!
Neste, A.J. Fikry é o dono intragável e mau humorado da única livraria da cidade de Alice: a Island Books. Ele perdeu a mulher faz dois anos e agora vive de bebida e de atender mau seus clientes e fornecedores - inclusive a nova representante da Pterodactyl Press, Amelia Loman.
As coisas que nos tocam aos vinte não são necessariamente as que nos tocam aos quarenta, e vice-versa. Isso é verdade para os livros e para a vida.
[A.J., p. 37]
Tudo muda quando roubam sua edição rara do Tamerlane e uma criança de dois anos é abandonada pela mãe em sua livraria (pausa para uma das partes mais engraçadas do livro que é quando ele encontra a criança! Fique atento quando ler! Eu achei muito engraçada! rsrs). De início ele tenta entregar a criança às autoridades, mas após se apegar a ela, A.J. resolve adotá-la e se torna pai solteiro contra todas as expectativas!
Às vezes os livros só nos encontram no momento certo.
[A.J., p. 72]
Nem sei por onde começar para explicar como esse livro foi gostoso de ler!! Ele é um livro do cotidiano, onde os personagens evoluem e aprendem lições e tals. Mas esse tocou de uma forma diferente!! Ter personagens que também são apaixonados por livros foi uma coisa gostosíssima de ler! Eles conversam sobre eles, discutem teorias e filosofias e durante toda a história tem várias dicas de títulos para enriquecer a experiência do leitor!!
Gabrielle Zevin me passou muitos sentimentos durante a leitura e a terminei com várias reflexões na cabeça sobre livros, sobre a vida, sentimentos e pessoas, além do coração aquecido!! Adorei cada página e recomendo muito à leitura aos apaixonados pelos livros que nem eu!
Sabe que a mãe está morta. E sabe que morto é quando você dorme e não acorda mais. Ela fica muito triste pela mãe porque quem não acorda não desce a escada até a livraria de manhã.
[Maya, p. 66]
Comentários