Resenha: Semideuses e Monstros {Org. Rick Riordan}

Organizador: Rick Riordan
Autores: Rick Riordan, Sophie Masson, Ellen Steiber, Elizabeth E. Wein, Rosemary Clement-Moore, Carolyn MacCollough, Sarah Beth Durst, Elizabeth M. Rees, Kathi Appelt, Cameron Dokey, Jenny Han, Paul Collins
Editora: Intrínseca
Páginas: 272
Nota Skoob: 3/5



Com organização e prólogo de Rick Riordan, Semideuses e Monstros é uma antologia que reúne textos e análises muito interessantes da série Percy Jackson de renomados especialistas da literatura jovem.

São 15 textos, e cada um trata de temas a principio meio malucos, como por exemplo, "Por que tantos monstros trabalham no comércio?", mas que ao ler, o autor os torna bem críveis com várias analogias às nossas questões diárias e problemas reais, que estão presentes nas entrelinhas de Percy Jackson.


Alguns não curti tanto, como o "Dioniso: quem o deixou administrar o Acampamento?". As conclusões que a autora chegou sobre o tema foram muito boas, mas não curti todo o histórico da lenda de Dioniso e suas diferentes interpretações de cada povo.

Os meus favoritos são o de Jenny Han, Sarah Beth Durst e Hilary Wagner. Em "Mamãe mandou eu escolher...", Jenny discorre sobre como seria se pudéssemos escolher nossos pais deuses e faz observações muito engraçadas a respeito das características de cada um como pais! Ri demais durante a leitura!! Sarah Beth complementa em "Percy, eu sou seu pai", fazendo uma escala de notas muito legal para todos os pais e mães deuses da série. Dei muita risada com suas notas e considerações!! Continuando nessa temática, Hilary Wagner declara todo seu amor por Hades, analisa sua relação com Nico e tenta nos mostrar que o Deus do Mundo Inferior não é tão ruim quanto Percy nos faz acreditar!

Para curtir de verdade o livro tem que ser leitor e fã de Percy Jackson e ter lido todos os livros da série, porque tem bastante spoilers. Foi uma leitura interessante e foi bem diferente ver especialistas analisando uma série de livros fantástica e juvenil, curti essa parte e achei bem feita! Mas acho que não estou mais na vibe fervorosa de mitologia - ou de Percy Jackson - no momento, então não gostei tanto como achei que gostaria!

Trechos Favoritos

"Acho que todos os livros de aconselhamento para pais concordariam: metralhar um exército de monstros malignos para salvar a vida da filha é ser um bom pai."
[Sobre o Dr. Chase pai de Annabeth]

"Talvez seja por isso que Dioniso é tão mal-humorado, suas habilidades parecem ofuscadas quando comparadas às do restante da família. Não é à toa que ele é tão temperamental."
[pág. 129]

"Seria deplorável ter um pai cuja esposa o trai o tempo todo. A vida dele é meio deprimente, ponto."
[Sobre Hefesto - pág. 129]

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Resenha: Pântano de Sangue {Pedro Bandeira} e Novidades!!

Resenha: Dom Quixote {Miguel de Cervantes}

Resenha: Anjo da Morte - Os Karas {Pedro Bandeira}