Resenha: O Diário de Anne Frank {Organizado por Otto H. Frank e Mirjam Pressler}

Organizadores: Otto H. Frank e Mirjam Pressler
Editora: Record
Páginas: 317
Nota Skoob: 4/5


"Não acredito que a guerra seja apenas obra de políticos e capitalistas. Ah, não, o homem comum é igualmente culpado. Há uma necessidade destrutiva nas pessoas, a necessidade de demonstrar fúria, de assassinar e matar."
[Anne - pág. 291]


O relato da adolescente judia alemã que se escondeu de Hitler com a família é conhecido e aclamado em todo o mundo. Eu o descobri por acaso quando era criança e estava na fase de ler livros em forma de diários. Na época não entendi todas as implicações do Diário de Anne, mas foi com ela que aprendi a odiar Hitler (palavra pequena para o que realmente sinto) e todas as formas de preconceito entre as pessoas.

O diário de Anne é um relato bem direto e real do que era ser judeu de 1940-1945, temperado com as dúvidas, inseguranças e imaturidades de uma menina de 13 (quando começou o diário e se escondeu no Anexo) a 15 anos (quando a Gestapo chegou).

"Tenho vontade de escrever, e tenho uma necessidade ainda maior de tirar todo tipo de coisas de dentro de meu peito."
[Anne - pág. 16]

Como o diário é o relato de seus dias, o livro se torna por vezes repetitivo e pode cansar um pouco, mas não são motivos que atrapalham muito a leitura. Uma das coisas que achei incrível de acompanhar foi a diferença da escrita de Anne a medida que ela vai se tornando mulher. No começo seus escritos eram cheios de birra e egocêntricos de uma menina de 13 anos que briga sempre com a família e principalmente com a mãe.

"Aprendi uma coisa: você só conhece uma pessoa depois de uma briga. Só então é possível julgar o seu caráter!"
[Anne - pág. 56]

Já mais para o final do diário, com 15 anos, Anne se apaixona, faz planos de carreira para quando sair, analisa seus escritos anteriores e se faz várias auto análises, além de refletir com mais frequência sobre a situação em que os judeus se encontram, sobre a guerra e sobre os direitos da mulher.

Neste sentido, vi uma Anne muito madura ao refletir, aos 15 anos, sobre a questão da igualdade da mulher ainda em 1945 em que esse assunto ainda estava dando seus primeiros passos. Eu comecei a entender essas questões e militar por elas há pouco tempo (e tenho 26 anos!) e o mais triste é que até hoje, seculo XXI, quase 2015, ainda temos que lutar muito por essa igualdade, sendo que até as próprias mulheres militam contra si próprias (oi, Anitta! #humpf)

"Você não podia fazer isso nem aquilo, mas a vida continuava. Jacque sempre me dizia: "Eu não ouso fazer mais nada, porque tenho medo de que não seja permitido.""
[Anne - pág. 18]

O Diário de Anne Frank é daqueles livros que deveriam fazer parte do currículo das escolas durante os estudos sobre a Segunda Guerra Mundial e ser levado como ensinamento para a vida: ao alimentar o preconceito e a intolerância a única coisa que se consegue são sofrimentos e mortes.

"Cheguei ao ponto em que nem me importo se vivo ou se morro. O mundo vai continuar girando sem mim, e não posso fazer nada para mudar os acontecimentos. Vou deixar que as coisas sigam o seu rumo e me concentrar no estudo e na esperança de que tudo acabe bem."
[Anne - pág. 194]

Recomendo muitooo a leitura e depois que você ler, vem aqui me dizer o que achou??

Trechos Favoritos

"Excelentes espécimes de humanidade, esses alemães, e pensar que na verdade sou um deles! Não, isso não é verdade, Hitler retirou nossa nacionalidade há muito tempo."
[Anne - pág. 65]

"Fico apavorada quando penso em amigos íntimos que agora estão à mercê dos monstros mais cruéis que já assolaram a terra. E tudo porque são judeus."
[Anne - pág. 80]

"As pessoas comuns não sabem o quanto os livros significam para alguém escondido. Nossas únicas diversões são ler, estudar e ouvir o rádio."
[Anne - pág. 118]




Este livro faz parte do Desafio Literário Rory Gilmore, que consiste em ler todos os livros que aparecem no seriado Gilmore Girls. Para saber mais, clique aqui ou na página do Desafio no menu.


*
*
*
Vamos conversar mais!! Instagram Facebook ~ YouTube ~ GooglePlus ~Twitter ~ Skoob


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Resenha: Pântano de Sangue {Pedro Bandeira} e Novidades!!

Resenha: Dom Quixote {Miguel de Cervantes}

Resenha: Anjo da Morte - Os Karas {Pedro Bandeira}