Resenha: Antologia da Literatura Fantástica {Adolfo Bioy Casares, Jorge Luiz Borges e Silvina Ocampo}

Organizadores: Adolfo Bioy Casares, Jorge Luiz Borges e Silvina Ocampo
Editora: Cosac Naify
Páginas: 448
Tradutor: Josely Vianna Baptista
Nota Skoob: 4/5


"Antologia é uma compilação de textos, acompanhados ou não de notas e observações. Normalmente eles são escolhidos conforme certas normas de avaliação e personificam uma determinada vertente literária ou a obra completa de um escritor.Antologia é uma compilação de textos, acompanhados ou não de notas e observações. Normalmente eles são escolhidos conforme certas normas de avaliação e personificam uma determinada vertente literária ou a obra completa de um escritor.

Festa do Livro da USP 2013. Todos os livros com 50% de desconto ou mais. Muita gente falando no meu ouvido que esse era um livro incrível, que estava suuper barato, numa edição foda! E a Tati Feltrin tinha falado muito bem dele também - e, sim, ela é um dos meus filtros para ler ou não algum livro. Pronto. Comprei sem nem saber sinopse! Hahaha

"A um anseio do homem, menos obsessivo, mais permanente ao longo da vida e da história, corresponde o conto fantástico: ao desejo inesgotável de ouvir histórias; esse o satisfaz mais que qualquer outro, porque é a história das histórias, a das coleções orientais e antigas e, como dizia Palmerim da Inglaterra, o pomo de ouro da imaginação."
[Adolfo Bioy Casares - pág. 19]

Um ano e três meses depois desta compra, tomei coragem para lê-lo e venho contar aqui para vocês. Esta Antologia foi feita por Jorge Luis Borges - super aclamado escritor argentino -; Bioy Casares e Silvina Ocampo e consiste na reunião de diversos contos, trechos, capítulos e historias fantásticas escolhidas pelos três, dentro de suas preferências e que me presenteou com a chance de conhecer o trabalho de escritores que jamais ouviria falar e de revisitar escritores favoritos!

"Os artistas que dão ao mundo coisas verdadeiramente novas e grandiosas estão fadados a esperar por muito tempo até que seu mérito seja reconhecido."
[Max Beerbohm, como narrador personagem em "Enoch Soames" - pág. 39]

Notei uma predileção por obras hispanas e inglesas; mas tem desde Mil e Uma Noites até contos raros de escritores chineses do séc. III e IV a.C; há contos longos e mega curtos (de um parágrafo, por exemplo, que nem sei se ainda podem ser chamados de contos!); contos mais difíceis, como um do próprio Borges chamado "Tlön, Uqbar, Orbis Tertius" e outros mais fáceis; uns mais chatos, como um do Kafka, chamado "Josefina, a cantora", que não consegui terminar! rs, e alguns que fiquei desejando que virassem romances completos!

"Num país novo, as ideias novas carecem de tradição. E, como se sabe, sem tradição não há estabilidade."
[Adolfo Bioy Casares, como narrador-personagem em "A Lula Opta por sua Tinta" pág. 96]

Foi um livro que me demandou um bom tempo e uma leitura muito dedicada. Tanto é que o lia apenas pela manhã a caminho do trabalho, com a cabeça mais leve e em alguns momentos nos fins de semana. Foi uma leitura rica e muito interessante!! Recomendo para quem estiver procurando algum livro diferente e conhecer autores fora de sua zona de conforto! Eu com certeza lerei novamente daqui a um tempo para absorvê-lo melhor!

Trechos

"Uma das escolas de Tlön chega a negar o tempo: argumenta que o presente é indefinido, que o futuro não tem realidade a não ser como esperança presente, que o passado não tem realidade a não ser como lembrança presente."
[Jorge Luiz Borges em "Tlön, Uqbar, Orbis Tertius" pág: 120]

"Quem somos nós? Por acaso não somos espíritos que assumiram um corpo, uma aparência, e que depois se dissolvem no ar e na invisibilidade?"
[Thomas Carlyle em "Um Fantasma Autêntico" pág. 146]

"Cada família é um mundo."
[Seu Pedro em "Rani" de Carlos Peralta - pág. 338]


*
*
*
Vamos conversar mais!! Instagram Facebook ~ YouTube ~ GooglePlus ~Twitter ~ Skoob

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Resenha: Pântano de Sangue {Pedro Bandeira} e Novidades!!

Resenha: Dom Quixote {Miguel de Cervantes}

Resenha: Anjo da Morte - Os Karas {Pedro Bandeira}