Resenha: Um Mais Um {Jojo Moyes}
Autora: Jojo Moyes
Editora: Intrínseca
Páginas: 320
Editora: Intrínseca
Páginas: 320
Nota Skoob: 5/5
"Não se pode fazer uma pessoa ficar conosco. Não adianta tentarmos nos agarrar a quem não nos quer."
[Nick - pág. 257]
Jess e os dois filhos estão tentando sobreviver com o que ela ganha trabalhando em faxinas e meio período no bar da cidade. Vivendo quase no limite da pobreza, eles ainda tem que lidar com os irmãos Fischer cujo maior esporte é bater em Nick, seu filho mais velho, por ele ser diferente. Sua filha mais nova, Tanzie, é um gênio da matemática e tem uma unica chance de desenvolver seu talento em uma escola particular - que Jess jamais terá como pagar. Um concurso de matemática na Escócia pode ser a salvação, mas como chegar até lá?
Ed Nicholls é um jovem empreendedor que está ganhando milhões com sua empresa de softwares. Graças a sua falta de habilidades com as mulheres e ingenuidade nos negócios acaba se metendo na maior encrenca com a justiça e precisa ficar afastado por um tempo. Daquele jeito das comédias românticas, essas quatro vidas se trombam e acabam partindo para a Escócia em uma road trip inspiradora!
"Ed: O que você chamaria de rico?
Jess: Rico é pagar todas as contas em dia sem pensar muito sobre isso. Rico é conseguir tirar férias ou passar o Natal sem ter que pegar dinheiro emprestado, comprometendo a renda de janeiro e fevereiro. Na verdade, rico seria simplesmente não passar o tempo todo pensando em dinheiro.
Ed: Todo mundo pensa em dinheiro. Até quem é rico."
Jess: É, mas você só está pensando no que fazer com o dinheiro para ganhar mais, enquanto eu
estou pensando em como diabo podemos arranjar o suficiente para mais uma semana."
[pág. 123]
Adoro livros com road trips, apesar de ter lido poucos! Jojo Moyes, assim como fez com o resto da comunidade literária, me conquistou totalmente com sua escrita leve, cheia de significado e quase imprevisível - o que foi o mais legal!
"A avó de Jess costumava dizer que segredo para uma vida feliz era uma memória curta"
[Jess - pág. 100]
Consegui imaginar o final no começo da leitura, mas o jeito que ela construiu esse final, sem soluções mágicas, sem sortes inesperadas dos personagens, me conquistou totalmente! Me fez olhar e falar "ei! Isso realmente acontece/podia acontecer!". A mesma fórmula ela utiliza para o romance no livro, o que torna tudo mais emocionante.
Os personagens são incríveis! E tem uma questão envolvendo o pai das crianças, que os abandonou há dois anos e não manda dinheiro algum, que dá muitaaaa raiva junto com a Jess. Mas Jojo, mais uma vez, trata a questão de forma real, então ficamos morrendo de raiva e pesar junto com a Jess, mas, assim como ela, temos que nos resignar com a situação.
"Sabia que algo acontecia com uma criança quando a mãe não a abraçava nem lhe dizia o tempo todo que ela era a melhor coisa do mundo, ou nem notava quando ela estava em casa: uma parte sua se fechava."
[Jess - pág. 151]
Recomendo muuuito a leitura para quem gosta de road trips meets um pouco de jornada do herói meets romance fofos! hahaha
Comentários