Resenha #60: Destino - v. 1 | Ally Condie

Autora: Ally Condie
Editora: Suma de Letras
Páginas: 240
Volume: 1 de 3
Tradutora: Lívia de Almeida
Skoob: 5/5
BookTrailer: Destino



Todas as coisas que antigos estudos mostram serem boas para a longevidade - casamentos felizes, corpos saudáveis - estão ao nosso alcance. Temos vidas boas e longas. Morremos no dia do nosso aniversário de 80 anos, cercados por nossas famílias, antes de sermos consumidos pela demência. Câncer, doença cardíaca e a maioria das doenças incapacitantes foram praticamente exterminados. Nenhuma sociedade chegou tão perto da perfeição. 
[Cássia]


Em um novo mundo após o Aquecimento, que matou a maioria de nós, a Sociedade, baseada em estudos e estatísticas acerca da saúde e do comportamento humano, controla tudo: o que você come; o que estuda; onde trabalha; com quem você se casa e quando você morre.

Cássia Reyes é quem conta sua história e ela está muito satisfeita com o que a Sociedade faz por ela: garante uma vida saudável, um emprego e a certeza de escolha do melhor par para se casar. Seu aniversário de 17 anos chegou e com ele seu Banquete do Par onde finalmente ela saberá quem será a pessoa exatamente compatível com ela. A grande surpresa é que seu par é ninguém menos que Xander, seu melhor amigo há anos! Ambos estão muito felizes com o resultado! Cada um então recebe um microcartão com informações sobre o outro e sua vida. Quando Cássia chega em casa e coloca o cartão de Xander para ver tudo que já sabe em anos de convivência, alguma coisa dá errado e a tela se apaga! Já pensando em solicitar um cartão novo, a tela acende de novo e uma nova foto, um novo rosto aparece para ela, e esse ela também conhece: Ky Markham. Como pode ser possível? Será um erro da Sociedade? Mas a Sociedade nunca comete erros! Ou comete?

Desde o dia do erro, não sei mais qual é minha verdadeira vida. É como se eu tivesse visto pela primeira vez que a vida poderia tomar diferentes trilhas, assumir diferentes direções.
[Cássia, p. 123]


Destino, distopia criada por Ally Condie, vai te despertar muitos sentimentos contrários. A sua primeira reação com certeza será: "como eles permitem esse controle todo?"; "como a Sociedade conseguiu dobrar todo mundo para viver assim?". Às vezes você vai até achar lógico algumas teorias e explicações - apesar de horríveis - e o livro inteiro se perguntará se você seria capaz de entregar sua liberdade e individualidade em troca de segurança - não existem mais crimes -, saúde - todas as doenças foram extintas -, e a longevidade com dignidade - todos morrem aos 80 anos, que, segundo os estudos, é a idade ideal para morrer -.

Cássia sempre esteve feliz com esses arranjo, até a foto de Ky aparecer. Apesar de uma Funcionária da Sociedade garantir a ela que tudo não passou de um erro, várias coincidência começam a ocorrer que aproximam Cássia e Ky e ela, aos poucos, começa a questionar os valores da Sociedade e começa a desejar ter o poder de fazer escolhas.

É estranho como nos agarramos a pedaços do passado enquanto aguardamos por nossos futuros.
[Cássia, p. 12]


Uma história que nos mostra a vida perfeita que tanto queremos: sem crimes, sem doenças, mas totalmente planejada e controlada, até tudo começar a ruir e o desejo por liberdade - de todas as formas - se sobrepor à obediência cega. Super recomendado!

Se você pensar no assunto, a cada minuto que você passa com alguém, você entrega à outra pessoa uma parte da sua vida e toma um pouco da dela. 
[Cássia, p. 45]

Comentários

Unknown disse…
Ótima resenha ninina!!!!!!!

Só não entendi como o cara sabe jogar e só perde hehe.