Resenha #122: As Crônicas de Gelo e Fogo - v. 3: A Tormenta de Espadas | George R. R. Martin
Autor: George R. R. Martin
Editora: Leya
Volume: 3 de 5
Páginas: 884
Anteriores: Livro 1; Livro 2
Editora: Leya
Volume: 3 de 5
Páginas: 884
Anteriores: Livro 1; Livro 2
Tradução: Jorge Candeias
Skoob: 4/5
Skoob: 4/5
Todos os homens têm de morrer, Jon Snow. Mas, primeiro, vivemos.
[Ygritte, p. 425]
Ao terminar este livro, fiquei pensando na melhor maneira de fazer a resenha, pois a cada livro que passa as coisas mudam drasticamente para todos os personagens, como fazer então para não contar spoilers?
Para quem não sabe, as Crônicas são contadas a partir da visão dos próprios personagens e cada capítulo se concentra em um deles. No primeiro as narrativas eram mais concentradas na Família Stark, mas agora estão espalhadas e conseguimos ter uma visão bem completa de cada "clã" da história.
Por isso, eu decidi comentar o que achei e senti das narrativas de cada personagem que acompanhamos neste volume, me falem se vocês aprovam esta maneira de resenha ou preferem a tradicional!
Jon Snow - A Patrulha da Noite saiu em Campanha para deter Mance Rayder, o Rei-para-lá-da-Muralha, encontrar sinais de Benjen Stark e também deter os Outros, criaturas mortas-vivas que trazem o Frio e que ameaçam os Sete Reinos. De intendente do senhor Comandante (algo como um empregado particular), Jon passa a patrulheiro e terá que tomar decisões muito difíceis durante todo o livro, decisões essas que mancharão sua honra e votos. Acho que as partes de Jon foram as únicas em que não fiquei entediada em nenhum momento, muita tensão cerca o avanço da Patrulha e as coisas pioram em um nível inimaginável, ajuda vem de onde menos se espera e George Martin nos faz começar a torcer pelos Corvos que, na realidade, em sua maioria, são foras da lei dos Sete Reinos!!! A única coisa que me irrita é que Jon faz muito mimimi, mas, no geral, adoro as partes com ele!
Parti na manhã seguinte... para um lugar onde um beijo não era crime e um homem podia usar o manto que quisesse.
[Mance Rayder, p. 84]
Daenerys Targaryen - o avanço de Dany continua pelas terras do Leste e agora ela está mais poderosa do que nunca: consegue para si a lealdade dos guerreiros Imaculados, os melhores guerreiros que uma Rainha poderia querer. Eles quase não sentem dor e fazem tudo que seu mestre mandar, sem questionamentos. Antes de ir para casa, porém, Dany não aguenta ver a escravidão que assola as terras, e decide acabar com ela. Como sempre espero que Dany chegue logo a Westeros, as partes dela sempre são meio chatinhas para mim, ainda mais com todos os nomes mega esquisitos das cidades e pessoas do Leste. Entretanto, gosto bastante da personagem e comecei a torcer muito por ela, já que parece seguro me apegar a ela até agora! rsrsrs
Tyrion Lannister e Sansa Stark - é pelos dois que vemos o que acontece em Porto Real e podemos alimentar nosso ódio por Joffrey (genteee!! quem já leu e pode discutir comigo? Acontece uma coisa MUITO besta com esse menino e queria xingar com alguééém!!), Cersei e Tywin Lannister. Quando pensamos que as coisas vão melhorar para Sansa (e talvez as partes dela se tornem menos CHATAS!), lhe pregam uma peça e é forçada a se casar. Tyrion não está muito melhor: após ser mortalmente ferido na batalha anterior, perde todo e qualquer poder que ainda tinha com a volta de seu pai a Porto Real e tenta se reerguer sem sucesso. Continuo torcendo muito por ele, que é de longe o personagem mais inteligente e engraçado dos livros!
Mãos limpas, Sansa. Faça o que fizer, assegure-se de que as suas mãos estejam limpas.
[Mindinho, p. 798]
Catelyn e Arya Stark - as duas tentam desesperadamente se encontrar, mas um destino muito cruel (ou um autor, como preferir! Já disse aqui que odeio George Martin? kkkk) torna isso praticamente impossível até o momento. Os passos do Rei Robb nós vemos por Catelyn, o que não gostava muito, já que ela está completamente sem vida por todas as perdas que sofreu até então. As partes de Arya alternam entre muito legais e dinâmicas, com muito entediantes em seu longo caminho até a mãe. E é incrível em como essa menina tem azar!!! rsrs Mas gosto cada vez mais dela e gosto de pensar que, quando estiver bem treinada, se erguerá para vingar a família de todos que lhes fizeram mal!
Davos Seaworth - ex-contrabandista que o Rei Stannis Baratheon perdoou e ungiu cavaleiro. É através dele que acompanhamos os passos de Stannis e o surgimento de uma nova religião nos Sete Reinos que adora o Deus R'hllor (como se pronuncia isso, alguém sabe?), através de sua sacerdotisa Melisandre. As partes de Davos são as que mais detesto, nenhum personagem conseguiu me conquistar, os acontecimentos se arrastam e simplesmente odeio Melisandre!!! hauahuahuah
Jamie Lannister - desde que foi capturado pelo Jovem Lobo, Jamie estava fora de nossos radares, mas agora solto, segue seu caminho em direção a Porto Real... e à Cersei. Mas muitas coisas mudaram desde que ele saiu, inclusive nele próprio, e talvez ele esteja cansado de ser apenas mais uma marionete no Jogo de Tronos. Tentei com todas as minhas forças odiar Jamie Lannister até o fim, enquanto o noivo ria da minha cara dizendo que ia adorá-lo.......
Engolindo o orgulho agora, George Martin nos mostra outro Jaime, alguém que poderia até ter sido honrado se seu sobrenome fosse outro, mas, infelizmente, sim, dá para começar a gostar dele! Depois de Tyrion, Jamie é o personagem que mais me tirou risadas com suas ironias e sarcasmos! Dá muita raiva, mas vou fazer o quê?
Brandon Stark - junto com Hodor e os irmãos Reed, Bran vai para o Norte em busca do Corvo de três olhos que vai ajudá-lo a desenvolver sua visão de warg. As partes dele também são muito monótonas e quase pulei várias vezes! Se você quiser pular, vai em frente que não vai perder nada... kkkk
Algumas pessoas machucam outras só porque podem fazer isso.
[Jojen Reed, p. 259]
Apesar dos personagens com histórias monótonas, estou gostando muito da série e recomendo!! Se você é daquelas pessoas que conseguem ler mais de um livro por vez, acho que não verá problemas na leitura, mas se você só tem o costume de ler um, não espere uma leitura rápida e descomplicada, apesar que, depois que você se acostuma a leitura fica tranquila e o livro nem pesa mais tanto!! rsrsrs
Pra quem ainda não teve coragem de pegar nos livros, estou assistindo o seriado ao mesmo tempo e ele tem se mantido bem fiel na medida do possível, inclusive nos diálogos! Pode ser uma alternativa até você se viciar na série!
Pra quem ainda não teve coragem de pegar nos livros, estou assistindo o seriado ao mesmo tempo e ele tem se mantido bem fiel na medida do possível, inclusive nos diálogos! Pode ser uma alternativa até você se viciar na série!
Qyburn: Vai doer.
Jamie: Gritarei.
Qyburn: Doer muito!
Jamie: Gritarei muito alto.
[p. 324]
Comentários
Muito bom resenhar personagem, inclusive ele poderia lançar livro por personagem mesmo hehe.
Só que eu discordo da opinião da Dany, gostei bastante das partes dela nesse livro.
E as do Davos são bem paradas, mas nadanadanadanadanada é pior que as partes da Sansa UhAuHAUAhuA...
Uma das melhores partes do livro: "Vai doer." "Gritarei." "Doer muito!." "Gritarei muito alto". Ri igual besta no trem.