Resenha #227: Uma breve história do tempo | Stephen Hawking

Autor: Stephen Hawking
Editora: Intrínseca 
Páginas: 256
Tradutor: Cássio de Arantes Leite
Skoob: 4/5

Nossas descobertas cientificas podem muito bem nos destruir, e, mesmo que não o façam, uma teoria unificada completa talvez não influencie tanto nossas chances de sobrevivência.
[p. 24]

Uma das coisas mais legais das parcerias é que me permitem sair da minha zona de conforto e conhecer gêneros e histórias beeem diferentes das que comumente gosto e "Uma Breve História do Tempo" foi beeem assim!! hahaha

Nele, Stephen Hawking vai contar, da forma mais didática possível e a partir do ponto de vista da física, como nosso Universo surgiu e se transformou no que é hoje. Ele remonta desde os primeiros pensamentos de Aristóteles sobre o tema, passando por Galileu, Newton, Einstein e muitos outros, até chegar a si próprio, suas teses e sua busca pela única fórmula que vai explicar TODO o Universo (se existir! kk), porque o que se tem hoje são diversas teorias que explicam diversos fenômenos em separado.

Um dos maiores esforços na física atual, e o tema principal deste livro, é a busca por uma nova teoria que irá incorporar a teoria da relatividade geral e a mecânica quântica em uma única teoria da gravitação quântica.
[p. 23]

Não vou esconder, é uma leitura muito mais fácil para físicos, químicos, matemáticos e etc (ou a aspirantes à!). Se você não estuda nenhuma dessas coisas, mas for curioso que nem eu, vai encontrar muitas informações bem legais sobre a origem e o fim do Universo; viagens no tempo; histórias do espaço e bastante do ótimo bom humor de Hawking, que tempera as explicações com piadas bem colocadas e que me fizeram rir em vários momentos (e em muitos outros ele me lembrou o Sheldon!), mas também vai encontrar muitas explicações difíceis de cálculos e fórmulas para o entendimento de certas teorias.


O conceito de tempo não tem significado antes do início do Universo. Isso foi observado por santo Agostinho. Quando lhe perguntavam: 'O que Deus fazia antes de criar o universo?', sua resposta não era: 'Ele estava preparando o inferno para pessoas que fizessem perguntas como essa'. Em vez disso, respondia que o tempo era uma propriedade do universo criada por Deus e não existia antes dele.
[p. 19]


Com um passado de sofrimento na matéria de física do Ensino Médio (eu chorava depois das provas! rs), meu cérebro de humanas sofreu pra caramba nesses momentos e tinha que ler um parágrafo ~ às vezes até linhas! rs ~ quatro, cinco, seis vezes até entender e às vezes deixava quieto! hahaha Mesmo assim, saí da leitura com um entendimento bem melhor do que eu tinha antes sobre nosso planeta e tudo ao nosso redor e finalmente pude entender a VERDADEIRA contribuição de Einstein para o mundo ~ porque desde sempre só sabia que ele era um gênio e que tinha criado a Teoria da Relatividade, o que na prática não significava nada para mim! hahahaha


A relatividade geral não passa de uma teoria incompleta: ela é incapaz de nos dizer como o universo começou, pois prevê que todas as teorias físicas, incluindo ela própria, perdem a validade no início do universo.
[p. 74]


Se você passou pelas minhas considerações acima e ficou com vontade de ler o trabalho de Hawking (sim, porque este livro foi a sua tese de Doutorado em Cambridge! ♥), eu recomendo bastante! Ele será aquele tipo de leitura rica que irá te deixar com alguns pedacinhos dele!


Equações são mais importantes prara mim, pois a politica existe para o  presente, ao passo que uma equação existe para a eternidade.
[Albert Einstein, p. 232]


Comentários