Resenha: Amanhã - Quando a Guerra Começou. {John Marsden}

Autor: John Marsden
Série: Amanhã
Páginas: 256
Editora: Fundamento
Volume: 1 de 7
Classificação: 5/5


O que você faria se descobrisse que todo o mundo que conhece deixasse de existir da noite para o dia? Ao voltar de uma semana de acampamento, Ellie e seus amigos descobrem que a cidade em que viviam foi invadida por um inimigo desconhecido. Suas famílias foram aprisionadas e uma guerra está acontecendo em seu país. Agora, eles estão sozinhos em uma cidade sitiada, lutando para descobrir o que aconteceu com seu país e tentando sobreviver.

Conheci Amanhã por acaso e no mesmo dia em que conheci Rangers: estávamos eu e namorado na Nobel e queria dar um livro para ele. Ele encontrou esses dois, ficamos em dúvida e acabamos levando Amanhã (o Rangers eu dei para ele depois, de Natal!).

Os sete amigos Ellie, Homer, Fi, Lee, Robyn, Kevin e Corrie moram numa pequena cidade da Austrália,chamada Wirrawee. Um feriado se aproxima e eles decidem acampar no Inferno, uma depressão rochosa muito famosa entre os habitantes, embora poucos se aventurem por lá.

Enquanto eles se divertem, começamos a conhecer um pouquinho de suas personalidades: Ellie, a líder; Corrie, toda menininha; Homer, o bad boy; Lee, o asiático caladão; Robyn, a religiosa; Fi, a menina rica e delicada que vive na cidade e Kevin, o machão egoísta. Essas personalidades mudam completamente ou se fortalecem, quando a guerra começa.

Primeiro são dois aviões que passam por cima deles, enquanto eles estão no Inferno. Depois, na volta, a surpresa: suas casas abandonadas; famílias desaparecidas; animais mortos; nada de luz, água ou comunicação. Sem saber o que está acontecendo vão para o único lugar que sabem onde seus pais podem estar: a Feira de Animais que aconteceria no feriado. Soldados por toda a parte, armas enormes e letais; suas famílias aprisionadas e machucadas no meio da feira. O país está em guerra!

A primeira idéia desesperada é resgatá-los, mas como adolescentes podem enfrentar soldados altamente treinados e armados? Eles decidem então voltar para o Inferno e tentar descobrir o que está acontecendo e o que fazer para salvar suas famílias.

Narrado por Ellie, que é designada a escrever sobre tudo o que acontece, como se fosse um diário da guerra, John Marsden nos transporta a um ambiente real, com pessoas reais que de repente vêem seu mundo colapsar e precisam lutar por sua sobrevivência. O ritmo do livro é exatamente este: tensão, suspense, ansiedade, curiosidade. Este primeiro livro apresenta mais uma ambientação da guerra, da busca por provisões em seu esconderijo, do treinamento deles para sobreviver, causando alguns estragos na base inimiga, mesmo sendo poucos e sem conhecimento nenhum!

Várias reflexões acerca da natureza humana, de sua capacidade de produzir o horror, da ignorância das pessoas, e dos jovens, em saber o que se passa em seu país; do que somos capazes para nos preservar, são apresentadas no livro, pela própria Ellie, inclusive. Eles são obrigados a virar guerreiros da noite para o dia, usando apenas os conhecimentos de sua vida normal na fazenda, mas que logo aprendem, em prol da sobrevivência, a cruel arte de matar seus semelhantes, para ter sua vida de volta, seu país de volta. 

Ellie narra tudo isso de uma maneira sincera e imparcial: os sentimentos conflitantes quanto a enfrentar os soldados, muitas vezes crianças como eles, convocados para a guerra; o medo pelas famílias; a insegurança sobre o que vai acontecer; por quanto tempo vão agüentar e se tem alguém os ajudando; sem deixar de lado todos os conflitos adolescentes comuns, inclusive amorosos.  

São sete livros ao todo, e a cada um, nós assistimos a esses adolescentes mudando completamente para se adaptar a nova situação. Leitura muito recomendada, que não dá para parar!!

E, para completar, tem filme!!! Foi feito na Austrália mesmo e muito bem feito!!! Segue o trailer para dar um gostinho a mais a vocês:


  

 
Dani

Comentários

Vitinho disse…
ADOREI!!!! E fechar com o trailer foi dmais!!!!
E pra quem tiver lendo, leiam o livro e ASSISTAM O FILME!!! è ótimo!!!

Postagens mais visitadas deste blog

Resenha: Pântano de Sangue {Pedro Bandeira} e Novidades!!

Resenha: O Casamento da Princesa {Meg Cabot}

Resenha: Dom Quixote {Miguel de Cervantes}