março 23, 2012

por Danielli Guirado

Resenha: Casais Inteligentes Enriquecem Juntos {Gustavo Cerbasi}


Páginas: 172
Editora: Gente
Categoria: Administração
 Um dos maiores detonadores de brigas entre o casal são as dificuldades financeiras. Faltou dinheiro para pagar as contas? Para Gustavo Cerbasi, a causa desse desentendimento é a falta de conversa em família sobre dinheiro. Em geral o casal só fala sobre o assunto quando a bomba já estourou. E, como não discute a questão a dois, a maioria não faz um orçamento, não guarda dinheiro para atingir suas metas (ou, pior ainda, cada um tem seu objetivo, que o outro não conhece), não tem planos para a manutenção de seu padrão de vida no futuro, toma decisões de compra sem refletir, investe mal o dinheiro que eles suaram tanto para ganhar... Tem jeito? Sim, é possível mudar esse quadro se houver vontade e compromisso do casal, seja qual for seu orçamento.


Finanças Pessoais sempre me interessou! Contrariando minha natureza de humanas, adorava as aulas de matemática financeira e quem não gosta de aprender a cuidar do próprio dinheiro, não é? 
 
Gustavo Cerbasi, como ele mesmo se define na Revista Gloss deste mês de março [onde escreve em uma das colunas do mês!] é um “aposentado que vive de seu patrimonio”! Destaque na área de finanças pessoais, eu já conhecia seu trabalho dos muitos artigos, colunas e matérias sobre o tema que sempre leio e este livro, que consegui em uma troca pelo Skoob, era um que sempre tive vontade de ler!!
 
Em Casais Inteligentes Enriquecem Juntos, Gustavo ensina o caminho das pedras – e a colheita dos louros! – até a independência financeira do casal, que ele define como um estado em que o casal não depende mais de seu salário para sobreviver e vive dos rendimentos de seus investimentos. Facinho, não é? hahaha

Na verdade, Gustavo usa de uma linguagem bem simples e fácil de entender com exemplos práticos e tabelas de suas explicações. Realmente, do jeito que ele fala, parece mesmo fácil. Você termina o livro querendo correr para investir seu dinheiro e conhecer tudo que pode sobre ações, CDB’s, poupança, juros, orçamento doméstico e etc...! Ele aborda a situação de diferentes casais: namorados querendo casar e/ou comprar o primeiro apartamento; adultos com crianças, com adolescentes e com filhos adultos e casais sem filhos. Li apenas os casos que me interessavam e acabei o livro rapidinho, muito animada.

Também fiquei com algumas dúvidas, como por exemplo: ok!, o objetivo é a independência financeira, mas no meio dela a vida acontece, devo postergar outros sonhos e objetivos [como viagem; casamento; estudos] em prol desse? Pelo que pude entender da proposta de Gustavo, a ideia é se planejar sempre e muito, para atingir esses sonhos junto com a independência financeira com o mínimo de percalços pelo caminho.

Se você e a pessoa ao seu lado estão pensando em juntar as contas correntes ou se você acha que está na hora de pensar no seu futuro, este livro é um ótimo começo!


2 comentários:

  1. Tenho esse livro, mas nunca li...
    Na época que comprei levei um pé na bunda em seguida, aí deixei quieto...

    ResponderExcluir
  2. Nossa ameiii a resenha/resumo que vc fez! Vc me deixou super curiosa e afim de ler. Fechei minha compra na saraiva, mas enquanto o livro não chega vou lendo o que consegui baixar. Deixo o link pra quem quiser ler tbm *__*
    http://www.fantasiaebook.com/2014/07/casais-inteligentes-enriquecem-juntos.html

    ResponderExcluir

Obrigada pela leitura! ♥

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Livros, Resenhas, Vídeos e outras Danis!