Resenha: Rangers, Ordem dos Arqueiros: As Ruínas de Gorlan - Livro 1 {John Flanagan}



Autor: Flanagan, John
Editora: Fundamento
Páginas: 239
Volume: 1 de 11
Avaliação: ♥♥♥♥♥
  
Durante a vida inteira, o pequeno e frágil Will sonhou em ser um forte e bravo cavaleiro, como o pai, que ele nunca conheceu. Por isso, ficou arrasado quando não conseguiu entrar para a Escola de Guerra. A partir daí, sua vida tomou um rumo inesperado: ele se tornou o aprendiz de Halt, o misterioso arqueiro, que muitos acreditam ter habilidades que só podem ser resultado de alguma feitiçaria. Essa será uma viagem de descobertas e aventuras fantásticas, na qual Will aprenderá que as armas dos arqueiros são muito mais valiosas do que ele imaginava



Desde que comecei o blog queria resenhar Rangers, mas tinha relido há pouco tempo na época e fui deixando para quando resolvesse ler de novo (louca? não, só viciada! rs). Passando por uma ressaca literária, sem muita vontade de ler nada, pedi pro namorado que me emprestasse, porque sabia que esse é um dos livros que me anima e tira o sono para saber os próximos acontecimentos e também finalmente teria um espacinho para os "boys" que tentam entrar neste blog e só encontram "coisas de menininha"! rsrs


Neste primeiro livro, somos apresentados a Will, menino baixo, magro, ágil e muito inteligente que é o protagonista desta história e mora no castelo do feudo Redmont, um dos feudos do Reino de Araluen. Ele foi acolhido ainda bebê como protegido do Barão Arald que criou esta medida para cuidar dos filhos órfãos de pais que morreram defendendo o reino. Além de Will, os outros protegidos são: Aliss, menina linda e delicada; a alegre, espontânea e cozinheira Jenny; o brigão Horace e o inteligente George. Todos  irão participar do Dia da Escolha, um dia especial para os protegidos que poderão ser escolhidos para um ofício no feudo: do trabalho nas cozinhas ou na diplomacia ao trabalho na escola de guerra.

Will quer muito entrar para a Escola de Guerra e ser um cavaleiro, pois ele sabe que seu pai morreu lutando e gostaria de honrá-lo. Entretanto, devido a seu pouco físico, o mestre da escola não aceita e o mundo de Will desmorona. Entretanto, Halt, o arqueiro fechado e misterioso do reino, tem interesse no menino e é assim que, meio a contragosto e para não ir trabalhar nas fazendas, Will começa seu treinamentoVocê logo vai admirar Halt, o velho arqueiro é o melhor da Corporação de Arqueiros do Reino, muito inteligente, fechado, justo e sem nunca sorrir, se apega bastante a Will, mesmo que nunca demonstre.

Nesta história, Araluen está prestes a entrar em uma nova guerra com Morgarath, o antigo senhor do Feudo de Gorlan que, há 15 anos, tentou usurpar o trono do rei Duncan, mas foi derrotado pelas tropas do reino e a especial ajuda de um dos arqueiros. É por causa de Morgarath que Will, mesmo muito jovem, já enfrenta sua primeira missão ao lado de Halt e muita briga e emoção vem por aí! 

Na primeira vez que li o livro pensei: agora quero ser um arqueiro! rsrs Flanagan criou uma história e um universo que vicia e nos cativa da primeira página! Seus personagens nessa estréia são bem determinados: se um é bom é totalmente bom e o mal é totalmente mal. Isso poderia irritar, mas não é o que acontece, são muitos personagens (muitos mesmo!) e uma narrativa bem dinâmica, apesar de grande parte do livro ser mais para apresentações dos personagens e todo o cenário desse mundo fantástico. A história é contada por um narrador externo e divide-se entre as rotinas de Will, no treinamento de Arqueiro e de Horace no treinamento da Escola de Guerra.

Flanagan narra as cenas de luta muito bem, descrevendo movimentos detalhados e deixando que você se envolva de um jeito que parece que é você quem está lutando e vivendo as experiências dos personagens! Classificação máxima para esta leitura e recomendadíssimo para todos! A série possui 11 livros e até agora 9 foram publicados no Brasil:

Livro 1: Ruínas de Gorlan
Livro 2: Ponte em chamas
Livro 3: Terra do Gelo
Livro 4: Folha de Carvalho 
Livro 5: Feiticeiro do Norte 
Livro 6: Cerco à Macindaw
Livro 7: Resgate de Erak
Livro 8: Os Reis de Clonmel
Livro 9: Halt em Perigo

Diferente de outras séries, quando os livros posteriores ficam sem graça, em Rangers isso não acontece! Sempre há uma historia diferente e uma batalha emocionante aguardando dentro de suas páginas e novos personagens para ganhar nossa atenção! O únic
o que dá uma parada é o 5º, mas porque Flanagan começa um outro mote para as aventuras e precisa apresentar todo o cenário!

Quanto à existência de filmes, ainda não há nenhum notícia concreta de que irá sair alguma coisa! Vamos torcer para que sim! =D

Trechos

"Que estranho, as pessoas raramente olham para cima!"
[Will - pág 12]

"Como a maioria das pessoas, Will tinha crescido acreditando que era melhor evitar os arqueiros. Eles faziam parte de um grupo secreto e místico, envolto em mistério e incerteza, o que, por sua vez, levava ao medo."
[Narrador - pág 30]

"Halt é meu mestre, senhor, e ele está em perigo. Meu lugar é ao lado dele."
[Will - pág. 206]

Comentários

Fê Falleiro disse…
OI,
Achei a resenha e a sinopse muito boa mas pow 11 livros???? fiquei cansada só de pensar rsrsrsr
Mas quem sabe neh, se forem livros bons como vc diz, vale a penas =D
bjocas
Evy disse…
Você já leu todos, amiga?

Também fiquei com preguiça só de imaginar 11 livros...

Bjos
Regiane Ivo disse…
Eu sou fascinada pelos Rangers, Fascinada!!! Estou lendo o 8 e com o 9 já na cabeceira... 11 livros parece muito, mas a leitura te prende de uma maneira que você simplesmente não vê o tempo passar.
Sua resenha foi ótima!!!
Bju
Vitinho disse…
Aiai o que dizer de Rangers... tirando que foi o achado do século enquanto viamos livros na nobel hehe...

Quem acha que 11 é muito, eu digo que passa muito rápido. Os livros não possuem tantas páginas e você quer mais no final de cada livro também...

Espero a reaenha dos outros o mais rápido possivel hein hehe. e qro o 9 de presente XD
Bjs
AMO
Unknown disse…
Oi.. eu ainda estou no segundo livro mas o primeiro foi muito rápido, a historia eh cativante. . Vale muito apena a leitura. . Abraço!
Unknown disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse…
Terceiro livro.. vamos que vamos!
Só Lendo disse…
Oi, Allan!!

Desculpe a demora na resposta! É demais a leitura, né!?!?! Que bom que está gostando!! =D
Só Lendo disse…
Aeee!!! Você já comprou todos ou está comprando aos poucos?!!?

Vou ter que correr para reler e fazer as outras resenhas para você continuar voltando aqui!! rsrs

bjos!

Postagens mais visitadas deste blog

Resenha: Pântano de Sangue {Pedro Bandeira} e Novidades!!

Resenha: O Casamento da Princesa {Meg Cabot}

Resenha: Dom Quixote {Miguel de Cervantes}