Curiosidade Literária: Onde Conseguir Livros?

 Fonte:WeHeartit

"Dããã, na livraria né Dani, que post idiota!" rsrs Se você pensou assim por um segundo (pensou, né?), calma que explico! Alguns dias atrás, estava lendo uma postagem do Skoob no Facebook e entre os comentários vi uma pessoa super educada (#not) dizendo que "livro é muito caro no Brasil", por isso quase ninguém lê.

Em um primeiro momento, meu lado barraqueira virtual já queria escrever poucas e boas para a pessoa, mas parei e pensei melhor: "talvez esta seja uma questão de muitas outras pessoas! Farei um post!" (pausa para o orgulho de mim mesma!! rsrs) 

Livro é caro no Brasil? É, eu creio que já foi mais, mas ainda é, principalmente considerando a renda média do brasileiro, o preço da cesta básica, entre outros indicadores econômicos. A Mari do A Leitora fez um post super legal aqui, falando o porquê (além dos inúmeros e abusivos impostos) dos livros serem tão caros por aqui, então não entrarei nesse mérito.

Onde eu quero chegar então? Quero dizer que hoje, mesmo que o livro seja caro ainda, não é mais desculpa para pessoalzinho dizer que não lê por causa do preço! Temos muitas outras oportunidades de conseguir os livros que queremos, por um preço bem baixo ou mesmo de graça, ainda mais depois da Internet! Então elenquei algumas opções bacanas que eu mesma fiz uso quando ainda era estudante e não trabalhava/ganhava merreca em estágio: 

* Empréstimo Entre Amigos 


Fonte: WeHeartit

O método mais clássico de todos ainda está valendo. Você tem um amigo em quem pode confiar seus livros e ele confiar os dele a você e os dois vão emprestando e sendo felizes! Faço isso muito ainda, pois tenho amigas Tracinhas na minha vida e vivemos emprestando livros uma para outra!


* Sebos 


Fonte: WeHeartit

Ótima alternativa para conseguir o livro que você deseja por um preço que caiba no bolso. O mais famoso de São Paulo, o Sebo do Messias, que fica no Centro da cidade, agora tem inclusive loja on-line que entrega em todo o Brasil e no exterior! Outra iniciativa também é o Estante Virtual, que reúne os melhores sebos do Brasil em um único portal, para levar livros de baixo custo ao internauta de todo o Brasil. Eu ainda não comprei lá, mas tenho amigos que compram sempre e adoram!


* Embarque na Leitura

Um projeto incrível do Instituto Brasil Leitor, o Ler é Saber, em parceria com o Metrô de São Paulo, instalou, desde setembro de 2004, Bibliotecas em estações de metrô e trem para realizar empréstimos de livros à população que usa o transporte (ou seja, 99,9% de São Paulo!!! #aperto)

Para se inscrever, os interessados devem apresentar documento de identidade e CPF (original e cópia), juntamente com uma foto 3x4. Também é necessário levar o comprovante de residência (original e cópia). Menores de 18 anos devem estar acompanhados dos pais. Os leitores são cadastrados e recebem uma carteirinha de identificação com foto e código de barra para fazer os empréstimos, tudo gratuitamente!

Só não vale estragar o livro que você pegou emprestado ou devolver nunca mais!! A iniciativa consiste em todos terem acesso ao livro e à cultura. O livro que você lerá será lido por muitas outras pessoas e o livro que você vai pedir lá na Biblioteca só vai poder ser emprestado a você se tiver sido devolvido em boas condições! Tenha bom senso e consciência, sempre! 

Essa alternativa em particular usei muitooo quando fazia cursinho com a Mimi: toda a semana a parada era obrigatória em uma das Bibliotecas do Metrô! Lemos toda a coleção da Marian Keyes na época graças a este projeto!

As bibliotecas ficam nas estações: Paraíso (linhas 1-Azul e 2-Verde); Tatuapé (Linha 3-Vermelha); Santa Cecília (Linha 3-Vermelha) do metrô e na Estação Brás da CPTM. O horário de atendimento das bibliotecas é de segunda a sexta das 11h às 20h. 

Pesquisando para o post, vi uma notícia no site do Metrô que, infelizmente, só a Biblioteca da Estação Paraíso está em funcionamento, mas não há data de quando é a notícia, portanto pode estar desatualizada. Se eu souber de mais alguma informação, atualizo o post aqui!




* Skoob


Já fiz um post sobre o Skoob aqui, mas deixei para falar melhor da interface do Skoob Plus em outra ocasião, que não vai ser essa, pois o post já está gigante! rsrs Vou só dar uma pincelada: os membros do Skoob podem ser também membros Plus que trocam livros por créditos. Funciona assim: eu cadastro os meus livros no Skoob e classifico os que eu quero trocar e quantos créditos quero por eles (1 ou 2), se alguém se interessar por algum livro meu, clicará em solicitar e eu decido se aceito ou não, aceitando, minha tarefa será mandar o livro para esta pessoa, que, assim que recebê-lo informará ao sistema do skoob que recebeu e eu ganharei o crédito que valia aquele livro para solicitar livros para mim.

Sou membro há 2 anos e 1 dia (rs) e nunca tive problemas com o Plus, tendo feito 20 trocas até agora (sem contar as livro por livro, sem envolver o sistema). É uma ótima maneira de passar para a frente aqueles livros que você não gostou e conseguir os próximos que você deseja. Acho que a única coisa meio chata é o livro ficar parado na sua estante até alguém se interessar pelo coitado e se você, como eu, gosta de manter seus livros para trocas separados pode gerar uma irritação! (Na penúltima vez que coloquei vários livros para troca, não tive paciência e vendi tudo no sebo, lógico que me arrependi depois, mas abafa!! rs)

**

Bom espero que você tenha gostado das dicas de como conseguir os seus livros desejados sem gastar os tubos do seu salário/cartão de crédito/mesada. Sei que ficaram faltando várias opções como as bibliotecas das escolas e as bibliotecas públicas, mas quis falar só dos lugares que tenho uma experiência atual. 

Você também consegue livros por outros meios que não comprando novos?? Conta para mim nos comentários!

Comentários

Regiane disse…
ADOREI. Que legal. Eu até já vi algo no Metro, mas como não é rotina passar por lá, nunca vi como funcionava. Muito bacana.

Beijocas

Postagens mais visitadas deste blog

Resenha: Pântano de Sangue {Pedro Bandeira} e Novidades!!

Resenha: Dom Quixote {Miguel de Cervantes}

Resenha: Anjo da Morte - Os Karas {Pedro Bandeira}