Resenha: Quem é você, Alasca? {John Green}

Autor: John Green
Editora: Martins Fontes
Páginas: 240
Nota Skoob: 4/5

Miles Halter é um adolescente fissurado por célebres últimas palavras que, cansado de sua vidinha pacata e sem graça em casa, vai estudar num colégio interno à procura daquilo que o poeta François Rabelais, quando estava à beira da morte, chamou de o "Grande Talvez".


Uma das primeiras estranhezas para mim neste livro foram os adolescentes extremamente inteligentes e filosóficos retratados, a começar por Miles que vai para o mesmo colégio interno do pai, Culver Creek, em busca do "Grande Talvez".

Onde ele estava não tinha amigos, nem tinha ficado com nenhuma garota. Chegando em Culver Creek ele logo se dá bem fazendo amizade com o seu colega de quarto, o Coronel (apelido) que o apresenta à Alasca (nome mesmo! rs), por quem ele logo se apaixona.

Alasca gosta muuito de ler (pontos para ela! =D), é bonita, inteligente, muito "experiente" e tem uma personalidade bem cansativa: em um momento está explodindo de animação querendo fazer mil e uma coisas e no outro está mergulhada numa tristeza infinita e eu adorei a personagem!!! hahahaha

O livro é bem interessante, mostrando o dia-a-dia do pessoal no colégio, inclusive detalhes das aulas, tudo pela visão do Miles (que ganhou o apelido de Gordo). Isso poderia se tornar chato, mas o autor tem uma forma de encadear fatos e acontecimentos em que sempre há mais uma coisa para descobrirmos junto com o Miles, mais uma experiência que acompanhamos ele tendo, acredito que essa seja a sacada do John Green, prender o leitor com novos segredos experiências a cada página!

Uma das aulas que o Miles descreveu que mais gostei foi a aula de Religião com o professor mais velho do mundo!! Eles estudavam todas as religiões em um nível científico, sua origem e história, o que cada uma acredita e porquê! Miles dava algumas explicações do que aprendia e eu amava essas partes. Aliás, gostei muito do personagem, que, como característica do John Green, era um nerd fracassado, mas nunca fez muito mimimi por isso e era um cara super legal!

O livro segue em um ritmo tranquilo até o "momento zero", que é quando tudo muda, as amizades ficam meio balançadas e os personagens tem que se "reconstruir". Adorei o livro e super recomendo!!! =D

Trechos Favoritos
[me empolguei! Gostei de vááários trechos!]

"Vamos fazer um acordo: você descobre o que é o labirinto e como fazer para sair dele, e eu lhe arranjo uma transa."
[Alasca - pág. 21]

"Eu odiava aulas com debate. Odiava como tudo acabava sendo um jogo, no qual tentávamos descobrir o que o professor queria ouvir e dizíamos. Estou aqui, então me ensine!!"
[Miles - pág. 33]

"Passamos a vida no labirinto, perdidos, pensando em como um dia conseguiremos escapar e em quanto será legal. Imaginar esse futuro é o que nos impulsiona para frente, mas nunca fazemos nada. Simplesmente usamos o futuro para escapar do presente."
[Alasca, pág. 56]

"Sabe quem você ama, Gordo? Você ama a garota que faz você rir, que vê filmes pornô e bebe com você. Mas não a garota tristonha, mal-humorada e maluca."
[Alasca - pág. 98]

"Concluí que as pessoas acreditavam na vida após a morte porque não suportavam a alternativa."
[Miles - pág. 103]

"Mas que diabos significa "instantâneo"? Nada é instantâneo!!! Arroz instantâneo leva 5 minutos para ficar pronto; pudim instantâneo, 1 hora. Duvido que um instante de dor intensa pareça instantâneo."
[Miles - pág. 150]

"Buda diz que o sofrimento é causado pelo desejo e que a suspensão do desejo implica a suspensão do sofrimento. Se pararmos de desejar que as coisas perdurem,  não iremos sofrer quando elas desmoronarem."
[Miles - pág. 199]

"Eu não era religioso, mas gostava de rituais. Gostava da ideia de ligar uma ação a uma lembrança."
[Miles - pág. 224]

Comentários

Unknown disse…
Adorei a Resenha Dani *--* Muito amor viu!
Quando eu li esse livro a primeira vez eu nao gostava muito da Alaska,essa personalidade dela me irritava as vezes.
Ai uns 10 dias antes do zero, comecei a ama-la♥
Quando eu li o livro pela segunda vez, vi com outros olhos. E hoje ela é uma das minhas personagens favoritas. E eu a entendo melhor agora.
Evy disse…
Identifiquei o Edu nessa resenha!
Ele leu Nietzsche aos 14 anos...

Ai ai ai, mais um livro pra minha pilha, que não para de crescer!!! huahauhauahau

Bjs
Só Lendo disse…
Ah! Super obrigada Tha!!! =D

Vou precisar da visão da segunda vez ainda, mas já gosto dela, apesar do jeito maluco!! =P
Só Lendo disse…
Gente!!! =O Nem sabia que Nietzsche existia qd eu tinha 14!! Fico me perguntando se todos os alunos dos EUA são assim ou só os que ele conheceu! rsrsrs

Miga, vida de bookaholic não é fácil!! Acho que poderíamos estudar a possibilidade de morar mesmo numa livraria! rsrsrs
Evy disse…
Olha, morar numa livraria não ía ser nada mal, viu?

Postagens mais visitadas deste blog

Resenha: Pântano de Sangue {Pedro Bandeira} e Novidades!!

Resenha: O Casamento da Princesa {Meg Cabot}

Resenha: Dom Quixote {Miguel de Cervantes}