maio 30, 2014

por Só Lendo

Resenha e Vídeo: Por Isso a Gente Acabou {Daniel Handler}


Autor: Daniel Handler
Ilustrador: Maíra Kalman
Editora: Companhia das Letras
Páginas: 368
Nota Skoob: 5/5 S2


"Estou escrevendo, nesta carta, toda a verdade sobre o que aconteceu. E a verdade é que, porra, eu te amei demais."
[Min - prólogo]

Essa história começa do final: Min Green está devolvendo todos os "suvenires" da relação de quase 2 meses com Ed Slaterton, o cocapitão do time de basquete da escola. Ela também resolve mandar uma carta contando o que cada coisa significou para ela - e para eles - naquele tempo juntos. É assim que vamos descobrindo como a estrela do time de basquete e a menina "diferente" que gosta de cinema antigo e café, viraram namorados.

Através das palavras ao mesmo tempo apaixonadas e de coração partido de Min, vemos todo o desabrochar desse relacionamento, o quanto todo mundo falou para ela que eles não dariam certo, pois eram muito diferentes e o quanto eles ignoraram isso, porque se amavam e queriam ficar juntos.

"Me agarrei a um cara que todo mundo sabia que era um canalha de merda de bosta, amando-o como se tivesse doze anos de idade."
[Min - pág. 345]

Ela virou "a menina da arquibancada" e ele passou a conhecer filmes antigos e a gostar de café com creme extra e três colheres de açúcar. A relação de ambos é comum, daquelas que nós poderíamos ter ou tivemos, principalmente na adolescência, em que tudo é muito intenso, perfeito e doloroso em medidas iguais.

"Eu era burra, a expressão oficial para dizer feliz."
[Min - 67]

Daniel Handler (o Lemony Snicket de Desventuras em Série e Só Perguntas Erradas) criou personagens que à distância são estereótipos, mas ao conhecê-los melhor a gente acha nosso melhor amigo, nossa vizinha ou a pessoa que amamos. O que completa essa leitura incrível são as ilustrações fofíssimas de Maíra Kalman que fortalecem o sentimento de uma história real, quase palpável! 

Agora que acabei o livro, estou morrendo de saudade da Min e do Al (melhor amigo dela) e gostaria de saber se o Ed respondeu para ela; se ficou triste ao se lembrar de tudo pela carta ou se simplesmente deu risada de tudo como o belo cafajeste que é!!! (sim, tenho raivinhas eternas por ele! #humpf)

"Pára de dizer "sem querer ofender" quando diz coisas que ofendem. Você não ganha permissão automática."
[Min para Ed - pág. 59]

Adorei demais este livro!!! A "carta" de Min para Ed em nenhum momento fica chata e me identifiquei muito com minhas próprias desilusões amorosas e as lembranças de querer dizer poucas e boas para alguns "cafas" que cruzaram o meu caminho!! rsrs (mas talvez, só de ser bem sucedida e estar prestes a casar com o homem dos meus sonhos, já seja bom o suficiente, né? =P )

"Tome de volta, Ed. Tome tudo de volta."


Super recomendo a leitura de Por Isso a Gente Acabou, livro perfeito de 2014 para mim!!!! S2


*
*
*
Vamos conversar mais!! Instagram Facebook ~ YouTube ~ GooglePlus ~Twitter ~ Skoob

Um comentário:

Rafa Hübner disse...

Oie!

Adorei sua resenha, Dani! Realmente, lembrei dos meus primeiros contatos com o sexo oposto, coincidentemente, meu primeiro namorado era jogador de basquete (haha) mas, como eu jogava também, já era menina de arquibancada.
Vc vai casar? Eu não sabiaa! Parabéns *.* e sim, é mais que suficiente ser bem sucedida e estar noiva do cara dos seus sonhos haha, deixa pra mim os xingamentos aos canalhas da vida haha

Beijão!!
Arrastando as Alpargatas

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Livros, Resenhas, Vídeos e outras Danis!