Resenha #184: Por isso a gente acabou | Daniel Handler





























Autor: Daniel Handler
Ilustradora: Maíra Kalman
Editora: Companhia das Letras
Páginas: 368
Tradução: Érico Assis
Skoob: 5/5


A verdade é que, porra, eu te amei demais.
[Min, prólogo]


Essa história começa do final: Min Green está devolvendo todos os "suvenires" da relação de quase 2 meses com Ed Slaterton, o cocapitão do time de basquete da escola. Ela também resolve mandar uma carta contando o que cada coisa significou para ela - e para eles - naquele tempo juntos. É assim que vamos descobrindo como a estrela do time de basquete e a menina "diferente" que gosta de cinema antigo e café, viraram namorados.

Através das palavras ao mesmo tempo apaixonadas e de coração partido de Min, vemos todo o desabrochar desse relacionamento, o quanto todo mundo falou para ela que eles não dariam certo, pois eram muito diferentes e o quanto eles ignoraram isso, porque se amavam e queriam ficar juntos.


Me agarrei a um cara que todo mundo sabia que era um canalha de merda, de bosta, amando-o como se tivesse doze anos de idade.
[Min, p. 345]

Ela virou "a menina da arquibancada" e ele passou a conhecer filmes antigos e a gostar de café com creme extra e três colheres de açúcar. A relação de ambos é comum, daquelas que nós poderíamos ter ou tivemos, principalmente na adolescência, em que tudo é muito intenso, perfeito e doloroso em medidas iguais.

Eu era burra, a expressão oficial para dizer feliz.
[Min, p. 67]

Daniel Handler (o Lemony Snicket de Desventuras em Série e Só Perguntas Erradas) criou personagens que, à distância, parecem estereótipos, mas, ao conhecê-los melhor, a gente acha nosso melhor amigo, nossa vizinha ou a pessoa que amamos. O que completa essa leitura incrível são as ilustrações fofíssimas da Maíra Kalman que fortalecem o sentimento de uma história real, quase palpável! 

Agora que acabei o livro, estou morrendo de saudade da Min e do Al (melhor amigo dela) e gostaria de saber se o Ed respondeu para ela; se ficou triste ao se lembrar de tudo pela carta ou se simplesmente deu risada de tudo como o belo cafajeste que é!!! (sim, tenho raivas eternas dele ele!)

Adorei demais o livro! A "carta" de Min para Ed em nenhum momento fica chata e me identifiquei muito com minhas próprias desilusões amorosas e as lembranças de querer dizer poucas e boas para alguns "cafas" que cruzaram o meu caminho!!



Super recomendo a leitura de Por Isso a Gente Acabou, livro perfeito de 2014 para mim!!!! S2





Comentários

Rafaela Hübner disse…
Oie!

Adorei sua resenha, Dani! Realmente, lembrei dos meus primeiros contatos com o sexo oposto, coincidentemente, meu primeiro namorado era jogador de basquete (haha) mas, como eu jogava também, já era menina de arquibancada.
Vc vai casar? Eu não sabiaa! Parabéns *.* e sim, é mais que suficiente ser bem sucedida e estar noiva do cara dos seus sonhos haha, deixa pra mim os xingamentos aos canalhas da vida haha

Beijão!!
Arrastando as Alpargatas