Resenha: Bento {André Vianco}

Autor: André Vianco
Editora: Novo Século
Trilogia: Vampiro-Rei
Volume: 1 de 3
Páginas: 520
Nota Skoob: 4/5

Estou muito feliz de finalmente trazer André Vianco aqui para vocês! Sou grande fã dos livros dele e com Bento fiquei mais ainda!!!

A história se passa em um Brasil pós-apocalíptico. Há 30 anos atrás aconteceu o que ficou conhecida como A Noite Maldita: a maioria da população mundial caiu em um sono mágico e não acordou mais; outros acordaram como vampiros e começaram a atacar a população. As ondas de rádio pararam de funcionar; praticamente a sociedade voltou à idade da pedra.

Agora todos os sobreviventes vivem em fortificações espalhadas pelo país e com um novo medo que substituiu todos os outros: serem aniquilados pelos vampiros que dominam todas as antigas metrópoles do país! O sol virou o melhor amigo e a Lua predição de desgraças e horrores. No meio de tanto horror, tivemos direito a algumas boas notícias: ninguém mais fica doente e alguns adormecidos acordam de seu sono magico com poderes especiais para matar os vampiros: os Bentos!

"Agora o mal era um só. Uma massa pálida de criaturas com dentes afiados e sedentas por sangue."
[Sabrina - pág. 311]

A única esperança da humanidade agora reside em uma profecia que prega que, quando o 30º Bento acordar, ele juntará todos os Bentos para liberar os quatro milagres que salvarão a humanidade dos vampiros de uma vez por todas!

Gente que livro incrível! Fiquei presa à história do começo ao fim! Os Bentos são demais e já estou com saudades deles! Vianco alterna momentos de muita ação com momentos mais calmos e de explicações sobre a história geral e particular de cada personagem. Os vampiros de Vianco são os "normais": chupadores de sangue cruéis que morrem no sol e se ferem com objetos de prata.

"Os vampiros suscetíveis à loucura do sangue, perdiam a razão. O filho deixava de ser filho e passava a ser comida."
[Cantarzo - pág. 85]

O que me incomodou na leitura foi a edição: muitos, muitos erros na revisão, de eu ter que parar para entender o que tava escrito; até os mais básicos de falta de "s" ou escrito "ela" quando era "ele" e vice-versa. Como essa edição que li é de 2003 talvez eles tenham arrumado isso na edição de 2011! Alguém que leu essa, percebeu?

Duas outras coisas que me incomodaram foram características da própria escrita do Vianco, como a troca de personagens que é um pouco confusa, sendo feita na troca de parágrafos e ás vezes até na troca de linhas mesmo. Algumas vezes fiquei sem saber quem estava falando até aparecer um nome ou eu achar esquisito que o personagem anterior estivesse falando de determinado jeito.

Outra coisa é que dá para perceber que o autor quer expor muito a cultura brasileira, e eu entendo esse lado, pois por muito tempo só líamos literatura fantástica americana e pouco podíamos nos identificar com as referências culturais. Mas do jeito que foi feito, ficou um pouco artificial. Como ainda não li livros recentes do André, ainda não sei se ele melhorou essa parte! Quando ler, venho contar aqui para vocês!

Mesmo esses problemas não me impediram de adorar a história e os personagens! Confesso que gostava muito mais da parte dos Bentos que dos Vampiros e por isso estou resistente em ler os outros dois livros da trilogia: Vampiro Rei - 1 e Vampiro Rei - 2. Detalhe que eu já li, bem antes do blog, Vampiro-Rei 1, mas não lembro nada, nada, nada, nada!!! Vocês acreditam?? Eu não! Hahahah Acontece isso com vocês?


Recomendo muito a leitura dessa aventura fantástica e brasileiríssima!! ❤️

Trechos Favoritos



"Temos essa mania de exaltar muito mais as perdas do que os benefícios de uma grande mudança."
[Bispo - pág. 148]

"Parece que a gente só fazia maltratar esta natureza que nos cerca. Sem o homem destruindo tudo, parece que o mundo está até mais feliz."
[Soldado - pág. 201]

"O Ministério da Saúde adverte: as doenças não existem mais, fumem até o talo! hahaha"
[Bento Francis - pág. 361]

*
*
*
Vamos conversar mais!! Instagram Facebook ~ YouTube ~ GooglePlus ~Twitter ~ Skoob

Comentários

Mariana Pedroso disse…
Minha mãe e meu irmão adoram este livro. Também sou doida pra ler. :)

Postagens mais visitadas deste blog

Resenha: Pântano de Sangue {Pedro Bandeira} e Novidades!!

Resenha: O Casamento da Princesa {Meg Cabot}

Resenha: Dom Quixote {Miguel de Cervantes}