Resenha: Surpreendente {Maurício Gomyde}

Autor: Maurício Gomyde
Editora: Intrínseca
Ano: 2015
Páginas: 272
Nota Skoob: 3/5

"Nossa vida é feita de um monte de momentos esquecíveis, entremeados por pouquíssimos inesquecíveis. Por que não darmos a nós mesmos o presente de tentar viver um inesquecível?"
[Pedro]


Pedro é especial. Ele nasceu com um problema degenerativo na visão e ficaria completamente cego antes dos 20 anos. Aos 15 no entanto, a doença parou de avançar e ele ficou com apenas 70% da visão central dos dois olhos. Longe de sentir pena de si mesmo, a paralisação da doença lhe deu forças para seguir seu maior sonho: ser cineasta.

Nós o conhecemos já formado, trabalhando em uma locadora de dia e, às terças à noite promovendo em um café sessões de filmes que não fazem o sucesso todo que ele esperava. Pedro acredita muito no que ele chama de "Cinema Felicidade", onde o cinema pode mudar a vida das pessoas e quer ganhar o Cacau de Ouro criando um filme desses que comprove sua teoria.

"O cinema, a música boa e a literatura são os instrumentos da Santíssima Trindade para salvar o ser humano da derrota como espécie."
[Pedro]

Mas um acidente acontece na locadora e acelera o que já vinha acontecendo sem ele perceber: o avanço da doença. Pela primeira vez na vida desmotivado, desesperançado e sem saber o que fazer, com ajuda de seu amigo Fitz, ele decide fazer o filme para o cacau de ouro através de uma viagem de 800 km até sua avó, que quando ele era pequeno lhe deu um amuleto grego dizendo para procurá-la quando ele soubesse a hora.

Maya e Cristal, amiga e "rolinho" de Pedro respectivamente, acompanham os dois meninos nessa roadtrip brasileira deliciosa! Durante a viagem, os amigos não vão entender muito o que se passa com Pedro, mas eles todos passarão por diversas aventuras e situações que fortalecerão sua amizade!

"Poucas pessoas sabem como é ser sacaneado dia e noite, e precisei aprender a relaxar. Não dá para brigar contra o mundo e contra a natureza."
[Pedro]

Nunca tinha lido nada do Mauricio Gomyde e Surpreendente foi um bom começo! O livro demorou para pegar no tranco pra mim, tudo parecia muito parado, mas ao mesmo tempo não conseguia largar por apego aos personagens e à curiosidade de aonde Mauricio iria levar aquela história.

Um new adult com o melhor dos ingredientes: ser brasileiro! A história tem um gostinho muito melhor quando reconheço nossos costumes, gírias, lugares e referências e me sinto ainda mais parte dela! Juntou com roadtrip, então! Prato cheio!! ♥

"O bom da vida está justamente nas buscas que a gente empreende ao longo dela. Afinal de contas, a própria vida é uma busca."
[Pedro]

A única coisa que me incomodou foram as gírias e os palavrões em excesso; não parece uma coisa muito natural, sabe? Pelo menos na minha realidade! E já identifiquei outros autores brasileiros que usam do mesmo recurso. Mas recomendo a todos que se identificaram com a resenha e, principalmente, aos amantes de cinema!!!

*
*
*
Vamos conversar mais!! Instagram Facebook ~ YouTube ~ GooglePlus ~Twitter ~ Skoob



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Resenha: Pântano de Sangue {Pedro Bandeira} e Novidades!!

Resenha: Dom Quixote {Miguel de Cervantes}

Resenha: Anjo da Morte - Os Karas {Pedro Bandeira}