Resenha: Clube da Luta {Chuck Palahniuk}
Autor: Chuck Palahniuk
Editora: LeYa Brasil
Páginas: 272
Tradutor: Cassius Medaua
Nota Skoob: 4/5
"Queríamos detonar o mundo e deixá-lo livre da história."
[pág. 155]
Não sei de onde está vindo esta vontade de ler aqueles livros que todo mundo ama (inclusive a crítica) e indica, mas Clube da Luta foi um deles e foi uma loucura de altos e baixos que vou contar para vocês!
O começo da leitura foi muuito difícil e estranho, porque existe esse cara que não sabemos o nome, que trabalha na parte de recall de uma montadora de carros, e tem um problema crônico de insônia, o qual seu médico não quis tratar com remédios e o manda ir ver "quem sofre de verdade para ter problemas para dormir".
"Em uma centena de cidades, o clube da luta funciona sem mim."
[pág. 224]
Em um último ato desesperado ele vai fazer exatamente isso e começa a frequentar grupos de apoio de doenças terminais (fingindo ter cada uma delas) e, por incrível que pareça, acaba dando resultado! É nestes grupos que ele conhece Marla Singer, que também não esta doente, mas gosta de ir nos grupos. Eles começam um relacionamento tão estranho quanto o resto do livro.
"Não temos uma grande guerra em nossa geração ou uma grande depressão, mas na verdade temos, sim, é uma grande guerra de espirito. Temos uma grande revolução contra a cultura . A grande depressão é a nossa vida. Temos uma depressão espiritual."
[pág. 186]
Até que um dia ele conhece Tyler Durden e sua vida vira de ponta cabeça. Tyler é aquele cara que não aguenta a sociedade e suas regras e quer se libertar e libertar os homens inteligentes e incríveis que não se deram bem seguindo a "formulinha". É assim que nasce o Clube da Luta, que aos poucos vira o Projeto Desordem & Destruição. Mas a primeira regra de ambos, é que você não fala de ambos. E a segunda regra de ambos, é que você não fala de ambos! rs
"A meta era ensinar cada homem no projeto que ele tinha poder para controlar a história. Nós, cada um de nós, pode controlar o mundo."
[pág. 152]
Durante boa parte do livro me questionei muito sobre porque nosso personagem deixa Tyler fazer as coisas mais malucas ou porque não o entrega para a polícia e quando eu achava que ia terminar o livro detestando-o vem a grande revelação que encaixa tudo!!!!! UUUOOOUUUU!!!!
E aí lógico que vou te recomendar a ler e não dar esse spoilerzão!! Assisti ao filme também e ficou bem fiel a não ser pelo final, que foi mais poético no filme ~ e do qual eu gostei mais!! hahaha
Fica a dica de um livro doidão, mas que te coloca contra a parede, te fazendo pensar e repensar muito suas crenças e valores e muitas coisas ao seu redor que você toma por certas, imutáveis e confortáveis!!
"Tyler achava que conseguir a atenção de Deus sendo mau era melhor que não conseguir atenção nenhuma. Talvez porque seja melhor o ódio de Deus do que a indiferença Dele. Se você pudesse ser o pior inimigo de Deus ou um nada, o que você escolheria?"
[pág. 176]
*
*
*
Comentários
Beijos!
Arrastando as Alpargatas