Resenha: Mil Dias em Veneza {Marlena de Blasi}

Avaliação:
Páginas: 240
Editora: Sextante
Categoria: Romance
Este livro pode parecer um conto de fadas, mas é uma história de amor verídica - o amor entre uma mulher e um homem, o amor pela comida e o amor por uma cidade. Por muito tempo, Marlena de Blasi resistiu a ir a Veneza. Até que, em 1989, seu trabalho como chef e crítica gastronômica tornou impossível continuar adiando a viagem. Assim que pôs os pés na cidade, ela ficou completamente seduzida. Seu encantamento foi tão grande que decidiu voltar todos os anos. Em 1993, ela almoçava com amigos quando um garçom se aproximou e lhe disse que havia uma ligação para ela. Do outro lado da linha estava Fernando, um veneziano que, um ano antes, vira Marlena passeando pela Piazza San Marco e se apaixonara à primeira vista. Alguns meses depois, Marlena largava toda a sua vida nos Estados Unidos e se mudava para Veneza, para se casar com o "estranho", como costumava chamar Fernando. Ele não falava quase nada de inglês. O italiano dela se resumia a algumas palavras relacionadas a comida. Ele abrira mão de seus sonhos e levava uma vida monótona e previsível. Ela era mestre em recomeçar e se reinventar. Ele gostava de tudo muito simples, inclusive as refeições. Ela adorava cozinhar pratos elaborados. À medida que eles superam essas diferenças e Marlena vai se familiarizando com as peculiaridades da cultura veneziana, os leitores são presenteados com uma descrição deliciosa e às vezes cômica de duas pessoas de meia-idade que, apesar de tudo, conseguem criar uma relação maravilhosa.

Como a sinopse acima já conta toda a história do livro, vou me adiantar e dividir com você as minhas impressões. Muita, mas muita comida e as minúcias de Veneza estão presentes neste livro de Marlena. Ela discorre sobre todas as sensações, sentimentos, momentos e considerações acerca da cidade que adotou do dia para a noite e do relacionamento com o "estranho", Fernando (lembrou de Comer, Rezar, Amar?). A coisa que achei mais legal foi ela escrever e traduzir algumas palavras e expressões em italiano, tentando nos mostrar o que estava aprendendo e como e, ao mesmo tempo, ensinando ao leitor um pouquinho da língua. Com Vovó ♥ materna italiana, a lembrança, a saudade e o reconhecimento foram grandes e adorei isso!

Mas foi só! 

Mil Dias em Veneza foi muito difícil de não abandonar: a narrativa é lenta e arrastada: a autora toma muitas páginas contando causos e anedotas para ilustrar algum ponto que, até chegar ao desfecho, você até já esqueceu do que ela estava falando. O ensinamento das receitas que ela faz é interessante, mas também contribui para chatear a leitura se você, como eu, não gosta de cozinhar e não entende "necas" do assunto nem nunca ouviu falar da maioria das coisas que ela coloca nas receitas. No final ela coloca um "mini-livro" com todas elas direitinho, se tivesse deixado só isso, acho que teria melhorado.

Fernando é outro problema. Diferente daquele Fernando de Comer, Rezar, Amar, Marlena apresenta o seu como se fosse uma pessoa ingênua, perdida na vida, com comportamentos infantis até, não cativando nem um pouco, a não ser pelas coisas bonitas que fala de vez em quando, e nos lança a pergunta de por quê ela mudou completamente a vida dela por alguém assim. Imagino que ele não deve ser dessas formas,  mas a narrativa me passou isso.

Este livro foi o meu escolhido para o mês de janeiro no Desafio Literário 2012 e foi por causa dele que desisti. Chegou a um ponto que eu não aguentava mais ler nem o livro nem qualquer outra coisa! E fiquei com medo! Como assim, tava de "saco cheio" do meu maior hobby? Nessa hora revisei minha lista do Desafio e vi que, a maioria dos livros - e alguns temas -, não tinham nada a ver comigo e que eu iria ler pela obrigação de participar do Desafio. Tomei a decisão, mandei um e-mail para as meninas responsáveis pedindo o cancelamento da minha inscrição e me inscrevi no Desafio Realmente Desafiante como você viu o post no começo da semana. Este desafio não impõe temas, mas características e já tenho a maioria dos livros decididos e livros que com certeza vou amar!

Quanto à ampliação dos meus horizontes literários, vou deixar para outra oportunidade!

Mas e você? Eu não gostei, mas você gostou e não concorda comigo? Me conta, aí! Vou adorar saber o que você achou!!

Frases


"Por que eu não podia viver em uma casa com janelas douradas onde as pessoas eram felizes, onde ninguém tinha pesadelos, nem sentia um medo paralisante?"
[pág 41]

***
"Minha melhor amiga, Milena, tinha um temperamento severo e se expressava principalmente com os olhos."
[pág 55 - Qualquer semelhança com a realidade é mera coincidência, amiga!! rsrs]

***
"Quando ainda era muito jovem, lembro-me de sentir alívio ao ler Tolstói: "A vida tomará forma", prometia ele."
[pág 80]
***
"Tudo o que eu sabia era que, quando olhava para você, não sentia mais frio. Não sentia mais frio."
[ Fernando - pág 154]

Dani

Comentários

Evy disse…
Um dia vou aprender a fazer resenha igual você!

Bjos
jessica de paula disse…
Acabei de ler o livro agora e saí procurando resenhas para ver se eram compatíveis com a minha.
Também achei uma leitura arrastada e muito chata, fiquei indignada comigo, pois passei mais de uma semana para ler um livro de 240 páginas! Fiquei incomodada com a narração, sempre me perdia e precisava voltar ao começo da página, Fernando não me cativou e ainda fico me perguntando o que diabos ela tinha na cabeça.
Enfim, parabéns pela resenha.
Bárbara Rocha disse…
Ai não gostei também... Cometi o erro de comprá-lo pela capa e por uma rápida leitura da sinopse, e confesso que deveria ter lido umas resenhas antes de começar... Mil dias em Veneza é de arrastar meses!
Curti sua resenha ^.~
Beijos!
Unknown disse…
Eu não gostei do livro, tentei ler e abandonei várias vezes. Comprei porque acho lindo Veneza e achava que o livro ia trazer mais detalhes dessa cidade e não aconteceu. Por mais que eu goste de culinária, isso também não despertou. A leitura também é chata, tem algumas descrições que ela faz que deixa a desejar.
Unknown disse…
Pensei que fosse só eu rsrs. Nunca desisti de um livro, mas com esse fiquei tentada muitas vezes! Leitura super arrastada e enfadonha. Enfim não recomendo.
M. disse…
Kkkkkkkkk como o mundo é diferente! Eu não somente AMEI esse livro como tudo nele, um amor entre dois adultos vivendo um romance sem firulas e ela como uma menina tendo que redescobrir tudo, inclusive à ela mesma. Esse livro teve um impacto tão grande na minha vida que me mudei para a Itália e vivi 2 maravilhosos anos por lá...
Engracado... eu gostei rs
Amo culinária,achei super fácil ler e de fato como toda leitura,a pessoa tem ue se identificar
Unknown disse…
Se vc viesse procurado na internet os lugares, as feiras onde ela comprava s coisas talvez teria se encantado pelo lugares. Comigo foi assim, porém gosto de cozinhar.kk

Postagens mais visitadas deste blog

Resenha: Pântano de Sangue {Pedro Bandeira} e Novidades!!

Resenha: O Casamento da Princesa {Meg Cabot}

Resenha: Dom Quixote {Miguel de Cervantes}