Resenha: O Poder do Hábito {Charles Duhigg}

Autor: Charles Duhigg,
Tradutor: Rafael Mantovani
Editora: Objetiva
Páginas: 408
Classificação:  5/5

Há duas décadas pesquisando como os hábitos funcionam – e, mais importante, como podem ser transformados, o repórter do New York Times Charles Duhigg elabora um argumento animador: a chave para mudar o que não funciona em sua vida é entender como os hábitos funcionam. Transformá-los pode gerar bilhões e significar a diferença entre fracasso e sucesso, vida e morte.





A primeira coisa que pensamos ao ver um livro como esse é: ixiii deve ser de auto-ajuda e cheio de formulinhas idiotas para viver melhor... péééé.. Pensa de novo!! Charles Duhigg fez uma pesquisa super ampla para depois nos explicar de uma maneira bem didática e gostosa porque fazemos o que fazemos todos os dias. Hoje você acordou e fez o quê? Escovou os dentes? Ou tomou café primeiro? Por que você segue essa ordem? Essas pequenas decisões do dia a dia, que nem nos damos conta que tomamos, são os hábitos, que existem para dar uma "folga" para o cérebro lidar com decisões e pensamentos mais complexos.

O primeiro caso que vemos é de Eugene Pauly, um senhor de 71 anos que é acometido de uma doença cerebral que inutiliza sua memória de longo prazo (Lembrou de Como se Fosse a Primeira Vez? Você não foi o único! rs). Durante o tratamento, apesar de Eugene não conseguir se lembrar de quase nada, ele sabia onde arrumar comida se estivesse com fome, mas se você lhe perguntasse onde era a cozinha ele não saberia lhe explicar. Isso acontecia porque a lembrança de "como saciar a fome", estava armazenada em outra parte do cérebro que não havia sido afetada: os gânglios basais, que se encontram no centro do nosso cérebro e abrigam os hábitos.

A partir disso é descoberto o "Loop do Hábito", que é a forma como um hábito se instala e funciona da seguinte maneira:

Começa com uma Deixa: estímulo que manda o cérebro entrar em modo automático, e indica qual hábito deve ser usado
Leva à uma Rotina atrás de uma
Recompensa: que ajuda o cérebro a saber se vale a pena memorizar este loop para o futuro.

E aí é que a coisa começa a ficar interessante. Duhigg nos explica como o Loop funciona através de casos como da Procter & Gamble - que transformou um aromatizador em um negócio de um bilhão de dólares, só prestando atenção nos hábitos dos consumidores - ou dos Alcoólicos Anônimos que mudam suas vidas atacando hábitos que levam ao vício. Mais para frente aprendemos com o caso da Alcoa (um dos meus preferidos!) que existem hábitos mais fortes que levam à mudança de outros hábitos. Paul O'Neill, antes de se tornar secretário da Fazenda nos EUA, presidiu a Alcoa e a levou à estratosfera do sucesso focando em apenas uma questão: segurança do trabalho e a Starbucks transformou um menino violento que largara o Ensino Médio em um alto gerente trabalhando os hábitos que influenciam a força de vontade de seus funcionários.

Longe de mostrar "50 passos para uma mudança de hábito", Duhigg vai nos dando diversos casos durante o livro apenas para entendermos os hábitos e que podem ser rearranjados, mas mostra também que este rearranjamento demanda dedicação, fé na mudança e muito trabalho. Só no final do livro, usando seu próprio exemplo - ele acabou com seu hábito de ir até a cafeteria comer um cookie todos os dias em torno das 15h30 - ele nos explica que podemos começar com um modelo:

** Identifique a rotina que você quer mudar
** Experimente recompensas diferentes
** Isole a deixa
** Tenha um plano para mudar a rotina que traga a mesma recompensa

Não é milagre, nem fácil, muito menos rápido, mas é possível! Um dos capítulos que mais me chocou foi sobre como o comércio nos analisa e descobre nossos hábitos. Na Target - uma espécie de Supermercado Extra dos EUA -, por exemplo, são armazenados dados do que os clientes compram dentro da loja e estes dados são analisados por estatísticos que procurarão padrões: alguém está comprando toalhas, lençóis  talheres, panelas e comida congelada? Essa pessoa provavelmente acaba de comprar uma casa nova - ou está se divorciando - com isso, descobrirão a melhor forma de trazer esse cliente de volta, através de cupons de desconto das coisas que ele poderia vir a precisar.

Assustador, certo? Mas eu amei este livro! Não vou mentir, não é um livro de distração, que você pode ler 50 páginas por dia e acabá-lo rápido. Ele deve ser lido aos poucos, para entender cada um dos casos e cada uma das explicações de Duhigg, que não são chatas, a linguagem é bem fácil de entender! Recomendo muito a leitura de O Poder do Hábito, mesmo que você não esteja buscando mudar nenhum seu, é uma leitura muito interessante!!

Trechos

"Toda a nossa vida, na medida em que tem forma definida, não é nada além de uma massa de hábitos"
[William James em 1892 - pág. 13]

"Transformar um hábito não é necessariamente fácil nem rápido. Nem sempre é simples. Mas é possível. E agora entendemos como."
[Charles Duhigg - pág. 18]

"Os hábitos, dizem os cientistas, surgem porque o cérebro está o tempo todo procurando maneiras de poupar esforço."
[Charles Duhigg - pág. 35]

"A sensação ardida da pasta de dente não faz o creme dental funcionar melhor. Só convence as pessoas de que ele está cumprindo sua função, o que as leva a usá-lo sempre - e comprar mais."
[Tracy Sinclair - gerente de marca da Oral-B - pág. 75]

"Não compartilhar uma oportunidade de aprender é um pecado capital."
[Paul O'Neill - pág. 139]

"A autodisciplina tem um efeito maior no desempenho acadêmico do que o talento intelectual."
[pág. 146]

"Uma vez que escolhem quem querem ser, as pessoas crescem na maneira como foram exercitadas, assim como uma folha de papel ou um casaco, quando vincado ou dobrado, tende a depois cair sempre nas mesmas dobras idênticas."
[William James - pág. 285]

Comentários

Unknown disse…
Maior legal! E muito certo, eu tento colocar a chave e o celular sempre no mesmo bolso e sentir os bolsos antes de sair de casa hehe
Unknown disse…
Adorei sua resenha...obgdo...
Unknown disse…
Gostei muito de sua resenha, ajuda a compreender melhor no momento da leitura, focando os pontos abordados por você.
Só Lendo disse…
Magina, Ana!! Fico feliz que gostou!!
Só Lendo disse…
Oi, Martha!

Muito obrigada! Fico muito, muito feliz de poder ajudar dessa forma!! Depois me fala o que achou do livro!! :D
Aguivone disse…
Ótimo livro ! mudou minha vida e a forma como vejo o mundo hoje, me livrei dos hábitos nocivos com facilidade apos ler este livro!
Só Lendo disse…
Ele é bom demais, né!?!?! Também adorei, apesar de ainda não ter aplicado, acredita???
Unknown disse…
Comprei o livro hoje e estou lendo, obrigada pela motivação !! Adorei seus comentários sobre o livro, motiva a continuar a leitura =) bjos
Mardex disse…
Achei sua resenha aeeeee... Livro excelente e concordo com tudo o que vc falou ai em cima.... Mas pra mim o caso da Alcoa é o mais fascinante.... o cara tinha uma visão absurda... tipo potencializou á decima o que pequenas mudanças de habitos podem criar....

bjs
Carlos Iuri disse…
Muito bom resumo! Já li a obra, mas agora está emprestada. Estou escrevendo um livro e nele utilizo como argumento as premissas do hábito para desenvolver a potencialidade feminina. Veja: https://www.facebook.com/sfsmimimi/. No momento, saindo de Freud e entrando em Charles Duhigg rs

Postagens mais visitadas deste blog

Resenha: Pântano de Sangue {Pedro Bandeira} e Novidades!!

Resenha: O Casamento da Princesa {Meg Cabot}

Resenha: Dom Quixote {Miguel de Cervantes}