Resenha: Jogos Vorazes {Suzanne Collins}

Autor: Suzanne Collins
Série: Jogos Vorazes

Páginas: 397
Editora: Rocco
Volume: 1 de 3
Nota Skoob: 5/5 ♥

Após o fim da América do Norte, uma nova nação chamada Panem surge. Formada por doze distritos, é comandada com mão de ferro pela Capital. Uma das formas com que demonstra seu poder sobre o resto do carente país é com Jogos Vorazes, uma competição anual transmitida ao vivo pela televisão, em que um garoto e uma garota são selecionados e obrigados a lutar até a morte! Para evitar que sua irmã seja a vítima do programa, Katniss se oferece para participar em seu lugar.  Peeta Mellark, um garoto que ajudou sua família no passado, também foi selecionado. Para ganhar esta competição, será preciso muito mais do que habilidade. Até onde Katniss estará disposta a ir para ser vitoriosa nos Jogos Vorazes?


Jogos Vorazes chamou minha atenção e ao mesmo tempo me repeliu pelo nome, pois com certeza seria uma série sangrenta de um jeito que eu não gostaria. Mas então a Mah fez a devida propaganda e me convenceu a tentar!

O livro realmente tem derramamento de sangue, afinal sua temática principal é um Jogo de matanças em meio a um sistema político começando a enfraquecer, mas Suzanne Collins escreve de uma forma direta, leve e ansiosa que transforma Jogos Vorazes naquele livro que você não consegue parar de ler!

Em uma América do Norte extinta, surge Panem, um país com 12 distritos e a Capital centralizadora. Desde que uma guerra dos distritos contra a Capital acontece e esta vence, são criados os Jogos Vorazes, para lembrar aos distritos quem é que manda. Os Jogos consistem em um reality show de uma competição mortal e televisionada, em que 24 crianças – duas de cada distrito, um menino e uma menina, de 12 a 18 anos – são sorteadas para lutar até a morte. Só há um único vencedor, que levará fama e fortuna para si e seu distrito.

O livro é narrado em primeira pessoa por Katniss de 16 anos, ela mora no pobre distrito 12 com a mãe e a irmã. Garota forte, impulsiva e sobrevivente, já que salvou e salva todo dia a si e sua família de morrer de fome desde que seu amado pai morreu, vê seu mundo desabar quando sua pequena e frágil irmã Prim é sorteada para os Jogos. Katniss então, se voluntaria para lutar em seu lugar, enquanto o tributo masculino do 12 é Peeta Mellark, filho do padeiro, que tem uma história em comum com Katniss há muito tempo atrás e que influenciará em muitas ocasiões a narrativa do livro.

Com uma história totalmente nova, Jogos Vorazes é aquele livro que você lê em poucos dias e sente muito quando acaba. A partir do momento em que Katniss vai para os Jogos você sente junto com a personagem tudo o que ela está passando e pensando, inclusive a atrocidade que são os Jogos e de que modo a Capital transforma estes em algo tão "legal" e "normal" para a sua população na Capital, que nunca tiveram que entregar suas crianças.

Em vários momentos você se pega pensando: e se isso fosse real? e se eu tivesse que ir a um Jogos Vorazes? Conseguiria matar outro ser humano? Conseguiria matar alguém que conheço do meu próprio bairro?

E, como toda boa história que faz um grande sucesso por aí, Hollywood já transformou em filme!!! E a ansiedade em pessoa aqui não vê a hora de sair!! Parece que vai ser tudo de perfeito!! Segue o trailer:


Mas, óbvio, leiam o livro primeiro! Vale muito a pena! =D

Comentários

Vitinho disse…
Leiloeilolhe!!! hehe
Evy disse…
Acabei de ler, miga!
Simplesmente amei e já estou me preparando para o próximo!!!
Bjs

Postagens mais visitadas deste blog

Resenha: Pântano de Sangue {Pedro Bandeira} e Novidades!!

Resenha: Dom Quixote {Miguel de Cervantes}

Resenha: Anjo da Morte - Os Karas {Pedro Bandeira}