Resenha: A Princesinha {Frances Hodgson Burnett}

Editora: Editora 34
Categoria: Infantil
Páginas:
 A Princesinha conta a história de Sara Crewe, uma menina rica que perde tudo quando lhe acontece uma terrível tragédia. Obrigada a trabalhar como empregada, a passar frio e fome, ela continua a preservar sua nobreza, e assim consegue manter seu orgulho e sua generosidade.

Sara Crewe foi trazida da Índia por seu pai, o Capitão Crewe, para estudar em uma escola de moças. O Capitão Crewe é muito rico e compra para Sara tudo o que ela deseja do bom e do melhor e tem uma relação de grande amizade e amor com a filha.

Sara com certeza deveria ser uma garota mimada e arrogante pela quantidade de mimos que recebia do pai e de empregados e por conta de sua riqueza, não é? Mas, ao contrário, Sara é uma garota boa, generosa, imaginativa e muito inteligente! Na escola para moças em que o pai a matricula, a Diretora, Miss Minchin, não gosta nenhum pouco de Sara logo que a vê, mas finge gostar por conta do dinheiro de seu pai.

As meninas do colégio reverenciam Sara no início, mas ela acaba fazendo amizade com Ermengarde, uma garota feliz, gordinha, tímida e que não se dá muito bem nos estudos; com Lottie, a menininha que sempre fazia manha por tudo, é “adotada” por Sara e passa a se comportar divinamente e Beckie a escrava empregada da cozinha que é responsável por limpar os quartos de todas as moças!

Até que uma tragédia se abate sobre Sara e tudo desmorona de uma vez em sua vida. As únicas coisas que a salvam de se entregar é sua imaginação, sempre capaz de criar mundos fantásticos e conquistar a todos, e suas amigas que não a abandonam apesar de tudo! Mas tudo está para mudar novamente quando um indiano muito doente chega à cidade procurando uma menina perdida.

A Princesinha, como já disse aqui algumas vezes era um livro que sempre tive curiosidade de ler! O livro foi escrito para crianças, mas às vezes a gente esquece disso graças ao envolvimento na história e à Sara que, mesmo para a idade é muito madura!

Apesar de não ser muito dinâmico, é um clássico da literatura infantil que ensina os valores certos e a meiguice do mundo das meninas! Recomendado!

Frases

“Sara não ligava muito para as outras meninas. Mas, se ia ter um montão de livros, dava para se consolar”.
[Narrador - pág 11]
*
"Se eu continuar falando e lhe explicando como a gente “faz de conta”, vou aguentar melhor. Não é que a gente esqueça, mas aguenta melhor."
[Sara – pág 32]
*
"Talvez eu não tenha bom gênio, mas como posso saber, se eu tenho tudo que eu quero e todos me tratam bem? Pode ser que eu seja um horror, insuportável, mas ninguém saiba, porque nunca passei por nada que me fizesse sofrer."
[Sara – pág 34]


Comentários

Unknown disse…
Livro maravilhoso!! Como compra-lo? Faz algum tempo que venho procurando esse livro para comprar, mas não tenho encontrado...
Alguém pode me ajudar...? 👍👍
Unknown disse…
Livro muito bom , o filme é melhor ainda , parabéns

Postagens mais visitadas deste blog

Resenha: Pântano de Sangue {Pedro Bandeira} e Novidades!!

Resenha: O Casamento da Princesa {Meg Cabot}

Resenha: Dom Quixote {Miguel de Cervantes}