Resenha: Rangers - A Ordem dos Arqueiros: Folha de Carvalho - Livro 4 {John Flanagan}



Autor: John Flanagan
Editora: Fundamento
Páginas: 288
Resenhas Anteriores: Rangers 1; Rangers 2; Rangers 3
Classificação: ♥♥♥♥♥
  
A chegada da primavera começa a derreter a grossa camada de neve do inverno escandinavo. Depois de semanas de muito frio e comida escassa, Will e Evanlyn vislumbram a primeira chance de continuar com sua fuga. Mas Evanlyn é capturada por um misterioso cavaleiro.
 Quando Will parte em busca da jovem princesa, reencontra Halt e Horace. Juntos, eles descobrem os planos dos temujai, um povo guerreiro das Estepes do Leste, que havia reunido um poderoso exército invasor no intuito de dominar a Escandinávia.
  Assim, resgatar Evanlyn passa a ser apenas o primeiro desafio no caminho de Will. O segundo, muito mais doloroso e imprevisível, será lutar lado a lado com os escandinavos, o povo que o escravizou, a fim de impedir a ascensão de um inimigo comum.



Este é, possivelmente, o melhor da série Rangers até agora!

Após se livrar do vício na erva do calor com a ajuda de Evanlin, Will e ela finalmente se preparam para continuar com sua fuga depois de um longo inverno. Mas Evanlin é capturada e Will sai em busca da amiga. No momento mais desesperador, Halt e Horace aparecem e o reencontro dos amigos é tudo de bom!!!

Agora com Halt, seu mestre, ao seu lado de novo, Will se sente muito mais seguro e eles logo descobrem que os guerreiros que sequestraram Evanlyn são os Temujais, guerreiros perigosos e mortais das estepes do leste. Parece que os Temujai pretendem conquistar a Escandinávia e Halt prevê que este é só o começo e logo Araluen também estará em perigo. Numa manobra arriscada,  e por conhecer o mode de luta dos Temujais, além de toda a estratégia de guerra que possui por ser um Arqueiro, Halt oferece apoio ao oberjarl Ragnak para lutar ao lado dos escandinavos e defender o país!

Grande parte deste livro é feito de discussões, estratégias de guerra e descrições sobre o inimigo, o modo de vida dos escandinavos e suas diferenças com Araluenses, pode parecer chato de início, mas garanto que a narrativa fica mais e mais envolvente à media que a batalha contra os Temujais se aproxima!

Will amadureceu muito e, neste livro, faz uma participação ativa em algumas estratégias e tem a chance de treinar e comandar sua própria equipe!! John Flanagan nos mostra todo o trabalho duro que Will tem para treinar seus homens e os grandes resultados que consegue nos faz vibrar junto com o aprendiz de arqueiro!

Neste livro é que você vai começar a adorar os escandinavos! Sim, eles são mercenários; sim, eles escravizam prisioneiros de guerra... Mas o autor é tão pilantra que coloca um personagem amável, corajoso e extremamente engraçado como Erak para simbolizar os escandinavos para o leitor e não tem como não amar Erak, gente!!! hahaha

A luta é cheia de tensão que é passada totalmente ao leitor com os movimentos dos dois lados descritos detalhadamente pelo autor até o grand finale de perder o fôlego várias vezes! Livro mais do que recomendado e espero que você passe aqui depois para me dizer o que achou! =D

Trechos


"Na guerra, o segredo está em saber que riscos correr."
[Halt - pp. 147]

"Para um escandinavo, garoto, toda guerra é um negócio"
[Erak - pp.152]

"Para dar o melhor de si, um homem precisa lutar por algo que valha a pena."
[Halt - pp.161]

"Os escandinavos se divertiam em um confronto direto. Para esse povo do norte, isso era um modo de vida."
[Narrador - pp. 236]

"O arqueiro preferia que os escandinavos não expressassem seus sentimentos através do contato físico. Pesados como eram, colocavam as pessoas normais em sério risco."
[Narrador citando Halt - pp. 237]

"O sarcástico pequeno sabe-tudo precisa de ajuda, não é? Então eu sou o homem de que ele precisa!"
[Ragnak - pp.- 254]

"Não era educado que um general temujai demonstrasse suas emoções."
[General Temujai Haz'Kam - pp.262]

"A tradição era sagrada para os escandinavos, especialmente a que envolvia muita bebida e muita farra até tarde da noite."
[Narrador - pp. 264]

"Um bom líder é alguém que conhece seus defeitos e contrata alguém com as qualidades que lhe faltam para cuidar das coisas para ele."
[Halt - pp. 267]

Comentários

Unknown disse…
Rangers 4!!!!! Uma das narrativas mais empolgantes que já li! Não tem enrolação, vc lê o livro como se não houvesse amanhã de tão legal. Quem tiver a oportunidade de ler a série não se arrependerá...

Adorei a resenha ninina! TE AMO!

Postagens mais visitadas deste blog

Resenha: Pântano de Sangue {Pedro Bandeira} e Novidades!!

Resenha: Dom Quixote {Miguel de Cervantes}

Resenha: Anjo da Morte - Os Karas {Pedro Bandeira}