Resenha: Destino {Ally Condie}

Autor: Ally Condie
Série: Destino
Editora: Suma de Letras
Páginas: 240
Volume: 1 de 3
Classificação: ♥♥♥♥♥
BookTrailer: Destino

Cassia tem absoluta confiança nas escolhas da Sociedade. Ter o destino definido pelo sistema é um preço pequeno a se pagar por uma vida tranquila e saudável, um emprego seguro e a certeza da escolha do companheiro perfeito para se formar uma família. Ela acaba de completar 17 anos e seu grande dia chegou: o Banquete do Par, o jantar oficial no qual será anunciado o nome de seu companheiro. Quando surge numa tela o rosto de seu amigo mais querido, Xander, tudo parece bom demais para ser verdade. Quando a tela se apaga, volta a se acender por um instante, revelando um outro rosto, e se apaga de novo, o mundo de certezas absolutas que ela conhecia parece se desfazer debaixo de seus pés. Agora, Cassia vê a Sociedade com novos olhos e é tomada por um inédito desejo de escolher. Escolher entre Xander e o sensível Ky, entre a segurança e o risco, entre a perfeição e a paixão. Entre a ordem estabelecida e a promessa de um novo mundo.


 "Todas as coisas que antigos estudos mostram serem boas para a longevidade - casamentos felizes, corpos saudáveis - estão ao nosso alcance. Temos vidas boas e longas. Morremos no dia do nosso aniversário de 80 anos, cercados por nossas famílias, antes de sermos consumidos pela demência. Câncer, doença cardíaca e a maioria das doenças incapacitantes foram praticamente exterminados. Nenhuma sociedade chegou tão perto da perfeição."
 [Cássia]


Em um novo mundo após o Aquecimento, que matou a maioria de nós, a Sociedade, baseada em estudos e estatísticas acerca da saúde e do comportamento humano, controla tudo: o que você come; o que estuda; onde trabalha; com quem você se casa e quando você morre.

Cássia Reyes é quem conta sua história e ela está muito satisfeita com o que a Sociedade faz por ela: garante uma vida saudável, um emprego e a certeza de escolha do melhor par para se casar. Seu aniversário de 17 anos chegou e com ele seu Banquete do Par onde finalmente ela saberá quem será a pessoa exatamente compatível com ela. A grande surpresa é que seu par é ninguém menos que Xander, seu melhor amigo há anos! Ambos estão muito felizes com o resultado! Cada um então recebe um microcartão com informações sobre o outro e sua vida. Quando Cássia chega em casa e coloca o cartão de Xander para ver tudo que já sabe em anos de convivência, alguma coisa dá errado e a tela se apaga! Já pensando em solicitar um cartão novo, a tela acende de novo e uma nova foto, um novo rosto aparece para ela, e esse ela também conhece: Ky Markham. Como pode ser possível? Será um erro da Sociedade? Mas a Sociedade nunca comete erros! Ou comete?

Destino, distopia criada por Ally Condie, vai te despertar muitos sentimentos contrários. A sua primeira reação com certeza será: "como eles permitem esse controle todo?"; "como a Sociedade conseguiu dobrar todo mundo para viver assim?". Às vezes você vai até achar lógico algumas teorias e explicações - apesar de horríveis - e o livro inteiro se perguntará se você seria capaz de entregar sua liberdade e individualidade em troca de segurança - não existem mais crimes -, saúde - todas as doenças foram extintas -, e a longevidade com dignidade - todos morrem aos 80 anos, que, segundo os estudos, é a idade ideal para morrer -.

Cássia sempre esteve feliz com esses arranjo, até a foto de Ky aparecer. Apesar de uma Funcionária da Sociedade garantir a ela que tudo não passou de um erro, várias coincidência começam a ocorrer que aproximam Cássia e Ky e ela, aos poucos, começa a questionar os valores da Sociedade e começa a desejar ter o poder de fazer escolhas.

Uma história que nos mostra a vida perfeita que tanto queremos: sem crimes, sem doenças, mas totalmente planejada e controlada, até tudo começar a ruir e o desejo por liberdade - de todas as formas - se sobrepor à obediência cega. Super recomendado!

Trechos

"É estranho como nos agarramos a pedaços do passado enquanto aguardamos por nossos futuros."
[Cássia - pág. 12]

"O mistério não existe para Xander e eu. Não vou ficar imaginando como ele é ou sonhando acordada com nosso primeiro encontro."
[Cássia - pág. 16]

"É  o que a Sociedade nos deu: tempo. Vivemos mais e melhor do que quaisquer outros cidadãos na história do mundo. E é em grande parte graças ao Sistema de Pares, que produz crianças saudáveis do ponto de vista físico e emocional."
[Cássia - pág. 16]

"Se você pensar no assunto, a cada minuto que você passa com alguém, você entrega à outra pessoa uma parte da sua vida e toma um pouco da dela."
[Cássia - pág. 45]

"Penso em como é estranho que eu tenha começado a esconder segredos de Xander assim que formamos um Par."
[Cássia - pág. 60]

"Desde o dia do erro com meu Par, não sei mais qual é minha verdadeira vida. É como se eu tivesse visto pela primeira vez que a vida poderia tomar diferentes trilhas, assumir diferentes direções."
[Cássia - pág. 123]

"Ky sabe exatamente como jogar, e por isso ele sempre perde."
[Cássia - pág. 151]

Comentários

Unknown disse…
Ótima resenha ninina!!!!!!!

Só não entendi como o cara sabe jogar e só perde hehe.

Postagens mais visitadas deste blog

Resenha: Pântano de Sangue {Pedro Bandeira} e Novidades!!

Resenha: O Casamento da Princesa {Meg Cabot}

Resenha: Dom Quixote {Miguel de Cervantes}