Curiosidade Literária: Skoob - a Rede Social de Leitores!



Faz muito tempo que este post está guardado nos rascunhos e na cabecinha aqui, só que tava tão difícil de sair!! Mas, em comemoração ao 1º Aninho do Blog (acreditam? pois eh, nem eu! Foi dia 23/09!) resolvi finalmente postar sobre o SKOOB!

O Skoob (anagrama de "books", "livros" em inglês!) é uma rede social para leitores lançada em 2009. De início é parecido com as demais redes: você faz um cadastro (ou pode usar o login do facebook), coloca uma fotinho bonitinha sua (ou não! rs), adiciona seus amigos super legais e acabou por aí a semelhança! rsrs

A partir daqui a diferença é que você não vai encher a página com um monte de fotos suas e da sua cachorrinha (ops!) e sim vai encher sua página ou, na língua skoober, sua estante, de livros

Livros que você já leu, que vai ler, que abandonou, que amou ou que quer passar para frente! Você também pode marcar seus livros como favoritos e classificá-los com até 5 estrelinhas (Fani feelings!); pode escrever uma resenha sobre ele para seus amigos e outros usuários verem se o livro é do gosto deles e entrar em grupos sobre seus livros e editoras preferidos para trocar ideias e mais livros! rs

Ultimamente o Skoob se atualizou e proporciona interatividade com as redes sociais Facebook, Twitter, Blogger (já prestaram atenção na minha estantezinha aí do lado direito dizendo o que estou lendo? É um gadget de lá!) e com as lojas virtuais Saraiva, Submarino e Americanas.com, caso você queira comprar um livro que viu lá! 

Acabando com o lenga-lenga, vou explicar agora com imagens da própria rede para vocês saberem direitinho como é!



Assim que você digitar www.skoob.com.br é essa página que vai aparecer explicando um pouco o que é o Skoob; os recentes aderidos e listas dos livros mais lidos, ou que serão lidos ou que estão sendo lidos no momento! E é aí que você já pode clicar no botão para se cadastrar.



Assim que você fizer seu cadastro aparecerá este página que será o seu perfil (me segue! DanisohDani). É lá que você vai poder adicionar uma mensagem no seu mural; completar o seu perfil com mais dados, configurar as interatividades com as redes sociais e escrever suas resenhas. À esquerda fica a sua foto e algumas informações sobre você. Os amigos, editoras e autores que você segue e troca informações ficam logo abaixo.


A parte central superior da página cheia de quadrados coloridos é um dos muitos meios de onde você poderá acessar sua estante de livros e administrá-la, adicionando livros lidos, desejados ou abandonados, para ver as resenhas que você escreveu e os livros que avaliou!


Na interação com o livro você poderá clicar qual é a situação atual dele na sua estante! Se você já leu, além de clicar em "Lido" (dã!) você também pode dar uma nota para clicando na quantidade de estrelas que deseja dar (se vc manter o cursor em cima da estrela o Skoob mostrará a gradação de notas!), pode clicar também clicar no coração e se o livro for seu favorito; no presentinho se você deseja tê-lo fisicamente ou no visto se já o tiver. O bloquinho e a casinha é para quando você quiser trocar ou quando o livro estiver emprestado, respectivamente. O pergaminho que fica por último é usado para você incluir o livro na sua meta de leitura antes de lê-lo e assim acompanhar o seu desenvolvimento na leitura.

Para mim não funciona muito porque leio rápido e, na maioria das vezes, não estou perto de um computador para esta atualização quando termino um livro e começo outro! Mas para quem gosta de acompanhar seu ritmo de leitura é uma boa ferramenta!

Em maio (que era quando, originalmente, eu gostaria de ter publicado o post! abafa! rsrs), mandei um e-mail para a equipe do Skoob pedindo uma entrevista e uma das sócias e co-fundadora, Viviane Lordello, foi super atenciosa e respondeu tudinho, confere aí:

Quando o Skoob surgiu? Como surgiu a ideia de criar uma rede social para amantes dos livros?
Inicialmente o Skoob foi criado para atender a um grupo de amigos que queriam uma alternativa on-line para falar de livros.
A ideia inicial não era transformar o Skoob em uma grande rede, ou ainda em um negócio. Não sabíamos que ele seria tão bem aceito pelos leitores e que cresceria tão rapidamente. Apenas no primeiro mês tivemos mais de 7 mil usuários cadastrados. 

Qual o objetivo de ter as editoras presentes na rede? 
Recebemos o apoio de algumas editoras e realizamos diversas parcerias em conjunto.

Quais os números do skoob, até hoje (maio de 2012)?
Hoje estamos chegando a 570 mil usuários e o crescimento segue com uma média de 30 mil novos usuários por mês.

Que gêneros de livros gosta de ler?
Como sempre estudei muito, o tempo que eu tinha disponível era para ler livros técnicos. Depois que o Skoob foi lançado e passei a me dedicar exclusivamente para o site, conheci muitas pessoas no Skoob e ao conversar com elas, acabei tendo curiosidade em ler livros e conhecer autores e editoras que antes nem sabia que existiam, fiquei totalmente apaixonada por Sidney Sheldon, Stieg Larsson, Suzanne Collins, Kafka e vários outros. Também adoro romances. Sem o Skoob eu não teria conhecido vários livros maravilhosos.

Vocês possuem novos projetos para o Skoob? O que podemos esperar?
Agora estamos focados nas novas ferramentas sociais que farão parte do SKOOB ainda neste primeiro semestre, além de estarmos finalizando nossos apps para Tablets e Smartphones. 


E aí, gostou?? Corre lá no Skoob e dá uma fuçada!!! Ele tem também uma ferramenta super ótima que nos permite trocar os livros que não queremos mais com pessoas do Brasil todo!! Mas disso, venho falar em outro post porque este já está gigante!!!


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Resenha: Pântano de Sangue {Pedro Bandeira} e Novidades!!

Resenha: O Casamento da Princesa {Meg Cabot}

Resenha: Dom Quixote {Miguel de Cervantes}