Resenha: Harry Potter and the Philosopher's Stone {J.K. Rowling}

Autor: Rowling, J. K.
Editora: Bloomsbury Publishing
Série: Harry Potter
Volume: 1 de 7
Páginas: 332
Nota Skoob: ♥♥♥♥♥

Harry Potter thinks he is an ordinary boy. He lives with his Uncle Vernon, Aunt Petunia and cousin Dudley, who are mean to him and make him sleep in a cupboard under the stairs. Then Harry starts receiving mysterious letters and his life is changed forever.


Bom o blog foi criado beeem depois do fenômeno, por isso ainda não tinha tido a oportunidade de resenha-lo aqui, até porque TODO MUNDO sabe da história do bruxinho órfão criado por J.K. Rowlling (viram que dia 27 de setembro saiu o novo romance dela na Inglaterra? É um romance adulto e nada a ver com HP!) e já tem sua opinião formada sobre a série tenha lido os livros ou não.

Mas, mesmo assim, vou resenha-lo porque acabei de relê-lo em inglês para o curso e quero muito ter a série no blog! Hahaha Mas vou tentar não me concentrar tanto na história e sim nos sentimentos e lições que o livro nos passa!

Harry Potter foi deixado na porta da casa dos seus tios com apenas 1 ano de idade após seus pais terem sido assassinados pelo maior bruxo das trevas daqueles tempos: Lord Voldemort. O mago também tentou matar Harry, mas o feitiço que já havia matado milhares dos melhores bruxos até então simplesmente bateu em Harry e ricocheteou em Voldemort, fazendo com que o bruxo ficasse totalmente sem poderes e desaparecesse. Por conta disso, Harry é muito famoso no mundo da magia, só que só descobre isso aos 11 anos de idade ao ser convocado para a Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts. Seus tios (pessoas normais que não possuem magia, chamadas pelos bruxos de Trouxas) sempre trataram Harry terrivelmente mal e nunca contaram a verdade a ele, tentando com isso “consertar” o menino dessa besteira de magia.

Finalmente entrando no mundo ao qual pertence, Harry aprende tudo sobre seu passado e ingressa na escola fazendo dois melhores amigos: a estudiosa Hermione Granger e o leal e brincalhão Ronald Weasley.

Ao ler este primeiro livro, talvez você o ache infantil o que ele realmente é! Afinal os personagens só têm 11 anos! Mas mesmo assim, é muito fácil começar a leitura e mergulhar dentro dela, esquecendo o mundo ao seu redor! O mundo que J.K criou é tão vívido e detalhista que a sua imaginação trabalha a mil!

Outro motivo por que acho que a série fez tanto sucesso, inclusive entre adultos (e idosos! Fui no Studio Tour em Londres e tinha um super grupo da terceira idade!!) é a questão dos valores que nos são passados, a Tabata do Happy Batatinha falou esses dias sobre isso em um Meme e eu a cito aqui:

[Eu acho que todo mundo deveria ler Harry Potter...]"Não pela visão que todo mundo tem de que é um simples livro de “fantasia” e sim pelos valores de caráter tão únicos e bonitos quando existentes num ser humano que é passado nos livros."

Concordo muito com isso! Os personagens demonstram muitos valores que hoje, talvez, tenham caído um pouco em "desuso" como a importância da família, a amizade, confiança, honestidade, lealdade e companheirismo. Apesar de alguns personagens serem bem característicos, poucos deles são só bons ou só maus (talvez só Voldemort e Belatrix!), mas uma mistura de características positivas e negativas vivendo dentro de cada um e suas escolhas que nos mostram o que de fato há em seus corações. Piegas? Um pouco, talvez, mas não deixa de ser bonito e gostoso de ler uma coisa assim!

O que pode também te prender na série é o desenvolvimento do retorno de Voldemort ao poder e o crescimento do Harry frente a cada novo desafio. Todos os livros tem suas questões exclusivas, mas ao mesmo tempo todas as histórias estão interligadas explicando aos poucos ao leitor os desdobramentos do mistério Harry-Voldemort e, lógico, muito humor!, cortesia dos gêmeos Fred e George Weasley dois dos meus personagens favoritos!

Caso você ainda tenha dúvidas sobre a história, faça que nem eu: tá estudando outra língua? Leia o livro nessa língua! Como o livro é infanto-juvenil a linguagem é bem simples de entender e ainda por cima você vai enriquecer o seu vocabulário de uma forma muitooo gostosa sem nem se dar conta!

Depois me conta aqui ou no Twitter o que achou!

Trechos***

"Porque alguma coisa em você acabou com ele, Harry. Alguma coisa aconteceu naquela noite com que ele não estava contando. Eu não sei o que é, ninguém sabe, mas alguma coisa em você o fez desaparecer."
[Hagrid - pág. 47] 

"Acho que podemos esperar grandes feitos de você, Sr. Potter. Porque, Aquele-Que-Não-Deve-Ser-Nomeado fez grandes coisas - terríveis, sim! - mas grandes!"
[Sr. Olivaras - pág. 65]

"(no trem) Harry sentiu uma onda de excitação, ele não sabia para onde estava indo, mas tinha que ser melhor do que o lugar que ele estava deixando para trás."
[Narrador - pág. 74]

"Posso ensinar a vocês como engarrafar a fama, produzir glória, até evitar a morte - se vocês não forem o bando de cabeças-ocas que normalmente ensino."
[Severo Snape - pág. 102]

"Ele montou na vassoura e deu impulso para cima e numa onda de feroz alegria ele descobriu uma coisa que sabia fazer sem precisar ser ensinado - era fácil e era maravilhoso!"
[Narrador - pág. 111]

" A partir daquele momento Hermione Granger virou amiga deles. Existem certas coisas que você não consegue dividir sem acabar gostando um do outro e acabar com um trasgo montanhês gigante é uma dessas coisas"
[Narrador - pág. 132]


(***Tradução livre)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Resenha: Pântano de Sangue {Pedro Bandeira} e Novidades!!

Resenha: Dom Quixote {Miguel de Cervantes}

Resenha: Anjo da Morte - Os Karas {Pedro Bandeira}