Lendo Poesia ♥




Quem aí gosta de poesia?? Comecei a gostar muito pequena, nem lembro quando, e aí comecei um "caderno de poesia" e escrevia todas que eu encontrava por aí. Os anos foram passando e de um, viraram três cadernos que eram os meus xodós!! Quem estudou comigo no fundamental e no médio vai lembrar muito bem (Mi, Pri, Vi, Ju? rsrs), porque enchia o saco de todas as amigas para escrever alguma poesia ou frase de que gostavam!!

Infelizmente, em algum momento do Ensino Médio, eu perdi dois deles, o segundo e o terceiro, que eram os meus favoritos, emprestei a alguém que nunca mais me devolveu e nem lembro quem é essa pessoa, só sei que sinto falta dos cadernos até hoje! =[

Tudo isso foi uma introdução para abrir uma nova "seção" no blog (não sei por que, mas não gosto de chamar assim! rs): Lendo Poesia, onde vou colocar uma poesia que gosto ou que encontrar por livros e pela internet e que achar bonitas, lógico!! rsrs 

Se vocês quiserem também podem me indicar poesias que gostam para eu colocar aqui! É só falar nos comentários que quer indicar uma que eu entro em contato com você! (Ainda estou resolvendo o problema de contato do blog! rs)

Para a primeira poesia da "seção" escolhi uma do incrível e querido Fernando Pessoa:


O Amor

O amor, quando se revela,
Não se sabe revelar.
Sabe bem olhar p'ra ela,
Mas não lhe sabe falar.

Quem quer dizer o que sente
Não sabe o que há de dizer.
Fala: parece que mente
Cala: parece esquecer

Ah, mas se ela adivinhasse,
Se pudesse ouvir o olhar,
E se um olhar lhe bastasse
Pr'a saber que a estão a amar!

Mas quem sente muito, cala;
Quem quer dizer quanto sente
Fica sem alma nem fala,
Fica só, inteiramente!

Mas se isto puder contar-lhe
O que não lhe ouso contar,
Já não terei que falar-lhe
Porque lhe estou a falar..
Fernando Pessoa


Fernando Antônio Nogueira Pessoa (Lisboa, 13 de Junho de 1888 — Lisboa, 30 de Novembro de 1935), foi um poeta, filósofo e escritor português. É considerado um dos maiores poetas da Língua Portuguesa, e da Literatura Universal, muitas vezes comparado com Luís de Camões. O crítico literário Harold Bloom considerou a sua obra um "legado da língua portuguesa ao mundo".

Por ter sido educado na África do Sul, Pessoa aprendeu perfeitamente o inglês. Das quatro obras que publicou em vida, três são na língua inglesa. Ao longo da vida trabalhou em várias firmas comerciais de Lisboa como correspondente de língua inglesa e francesa. Foi também empresário, editor,crítico literário, jornalista, comentador político, tradutor, inventor,astrólogo e publicitário, ao mesmo tempo em que produzia a sua obra literária em verso e em prosa. 

Como poeta, desdobrou-se em múltiplas personalidades conhecidas como heterônimos, dos quais os mais famosos são Álvaro de Campos, Ricardo Reis e Alberto Caieiro, objetos da maior parte dos estudos sobre sua vida e sua obra.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Resenha: Pântano de Sangue {Pedro Bandeira} e Novidades!!

Resenha: Dom Quixote {Miguel de Cervantes}

Resenha: Anjo da Morte - Os Karas {Pedro Bandeira}