Resenha: Eragon {Christopher Paolini}

Autor: Christopher Paolini,
Série: Ciclo da Herança
Editora: Rocco
Páginas : 466
Volume : 1 de 4
Classificação:  3/5

O protagonista é um jovem de 15 anos que, ao encontrar na floresta uma pedra azul polida, se vê da noite para o dia no meio de uma disputa pelo poder do Império, na qual ele é a peça principal. A vida de Eragon muda radicalmente ao descobrir que a pedra azul é, na realidade, um ovo de dragão. Quando a pedra se rompe e dela nasce Saphira, Eragon é forçado a se converter em herói.






Eragon foi criado junto com o primo por seus tios em Carvahall, na AlagäesiaUm dia ele encontra uma estranha pedra azul brilhante que revela-se um ovo de Dragão! Um dragão azul, diminuto sai de dentro da casca e Eragon ganha uma marca em sua mão que o identificará como um dos Cavaleiros de Dragão que tiveram seus tempos áureos há muitos anos atrás até que Galbatorix, um destes Cavaleiros, convenceu mais 13 deles a derrotar os restantes e dominar a Alagäesia. No processo, todos são mortos e Galbatorix se torna Rei iniciando uma era de repressão. Agora que Eragon se tornou um Cavaleiro ele terá de tomar muito cuidado, já que Galbatorix não descansará até encontrá-lo e colocá-lo sob seu domínio.

Se eu tivesse feito esta resenha da primeira vez em que li Eragon, provavelmente teria dado 5 pontos, mas agora as coisas mudaram! Christopher Paolini criou uma história interessante (aos 15 anos!!) e envolvendo os dragões, uma das criaturas lendárias de que mais gosto. Mas ele acabou tornando a narrativa um pouco maçante ao dar uma de Tolkien e descrever de modo muito detalhista - e repetidas vezes - cenários, construções e personagens. Para quem gosta de imaginar tudo direitinho, com certeza vai adorar os detalhes que facilitam a penetrar mais na história.

Com Urgals, elfos e anões entre seus personagens, não há como não ser levado a Senhor dos Anéis inúmeras vezes (ele se inspirou em Tolkien) durante a leitura, mas Paolini, com a inclusão de dragões mágicos; fortes e sábios e que compartilham suas mentes com seus cavaleiros, tornou sua história única e é muito legal ver a evolução de Saphira, o dragão de Eragon, e a ligação entre ambos ao longo do livro. Minhas passagens favoritas são dos dois conversando, trocando conselhos e opiniões de acontecimentos ao seu redor e questões normais da vida.

Eragon é o típico mocinho que não pediu o manto de herói, mas tem que vesti-lo para salvar a todos. Movido a principio por vinganças pessoais, ele sai de Carvahall com Brom, o misterioso contador de histórias de Carvahall, para ir atrás dos Ra'zac, criaturas demoníacas que mataram seu tio. Ele e Brom se metem em muitas encrencas e mesmo com Saphira, Eragon é muito fracotezinho e tem muito a aprender do que significa ser um Cavaleiro. Brom começa a lhe dar um treinamento básico até ele conseguir chegar aos Varden, grupo de resistentes ao império que tentam derrotar Galbatorix e trazer a liberdade e aos elfos em Ellésmera, que poderão treiná-lo adequadamente. 

Em uma das encrencas eles são emboscados por Urgals e são salvos por Murtagh, garoto esquisito, cheio de segredos, mas que parece ter boas intenções para com Eragon. Os garotos começam a viajar juntos e logo criam laços de amizade, entretanto Murtagh não que de jeito nenhum ir até os Varden, e Eragon tenta de todos os modos descobrir que grande segredo é este que ele guarda e a resposta pode ser pior do que espera. O livro se encerra com a primeira batalha tudo ou nada de Eragonque resultam em grandes consequências!!

Apesar de eu ter pulado grande parte das descrições que me chateavam durante o livro, Eragon é legal e me faz voltar um pouquinho aos cenários de magia e heróis que tanto amei em Harry e Rangers. Ele  faz parte de uma série com quatro livros, todos publicados aqui pela Rocco e tem filme!, que foi um fracasso enorme, infelizmente, e que inclusive pretendo assistir novamente para contar a vocês porque exatamente foi um fracasso! rsrs Por enquanto segue o trailer!


 


Trechos


"Respeite o passado, você nunca sabe como ele poderá afetá-lo."
[Brom - pág. 50]

 "As pessoas têm o irritante hábito de lembrar coisas que não deviam"
[Brom - pág. 160]

"É impressionante que um homem que já esteja morto possa falar com essas pessoas através destas páginas,. Enquanto este livro sobreviver, as ideias dele terão vida."
[Eragon - pág. 181]

"A verdadeira coragem é viver e sofrer por aquilo em que você acredita."
[Brom - pág. 184]

"As coisas que os empregados descobrem são incríveis! Você sabia que um dos condes tem três amantes e todas vivem na mesma ala do palácio?"
[Brom - pág. 235]

"O seu problema é que você é tão indefeso que força todo mundo a tomar conta de você!"
[Murtagh - pág. 318]

Comentários

Unknown disse…
Só nota 3?! Acho que não lemos o mesmo livro :p...

UHAuHAUHUUA Te amo!

Postagens mais visitadas deste blog

Resenha: Pântano de Sangue {Pedro Bandeira} e Novidades!!

Resenha: Dom Quixote {Miguel de Cervantes}

Resenha: Anjo da Morte - Os Karas {Pedro Bandeira}