Resenha: Um Lugar na Janela {Martha Medeiros}

Autor: Martha Medeiros
Editora: L&PM
Páginas: 192
Nota Skoob: 5/5

Muita gente me falava de Martha Medeiros e eu morria de vontade de ler! Numa super promoção que o submarino fez, adquiri o livro junto com "alguns" outros e li um tempo depois!

Martha conta neste livro várias de suas experiências desbravando o Brasil e o Mundo dos mais diferentes jeitos: sozinha, com amigos, marido, namorado ou filhas; em hotéis caros, hostels, casas de amigos ou casas de amigos de amigos!

Ela não pretende aqui fazer um guia de viagem, mas sim compartilhar seu amor pela vida com malas - e ela consegue!! Lendo seus relatos, me vi maluca de largar tudo, pegar uma mala, o passaporte e sair desbravando o mundo!! Ela comenta de vários destinos, mas vou comentar aqui os que mais me marcaram!

Santiago, Chile: de início, ela não gostou muito da cidade até que apareceu uma oportunidade para o marido trabalhar lá. Com a cara e a coragem foram e ficaram 8 meses, mais que o suficiente para o amor à segunda vista acontecer entre ela e os chilenos. Gostei muito de quando eles vão embora e resolvem fazer uma "garage sale" e vendem praticamente tuuudo do apartamento deles! Um super desprendimento! 

Grécia (vários lugares): o capítulo já começa muito bom, com o título: "Tô na Grécia, me belisca" (aproximado! Não lembro exatamente!rs)! Ela conta todos os lugares e paisagens maravilhosos que visita e fiquei mais maluca ainda de ir para lá do que já estou!!

Tóquio, Japão: viagem que, em um momento de loucurinha, ela concede em fazer com a filha que gosta da cultura dos japoneses e tem vários amigos lá, inclusive. Achei muito legal esse momento que ela passou só com a filha e como rolou meio que uma "inversão de papéis", já que era a filha, que sabia a língua, que orientava a vida das duas na cidade.

A escrita de Martha é leve e extremamente envolvente, super adorei o livro e recomendo para todos que gostam de relatos de viagens (tem alguém que não gosta? rsrs)! Quero muito ler os próximos livros dela agora! =D

Trechos Favoritos 

 "Conhecer, descobrir, avançar, aprender: verbos que, de certa forma, me definem, todos relacionados com o exercício da liberdade."
[pág. 09]

"Viajando é que descobrimos nossa coragem e atrevimento, nosso instinto de sobrevivência e nossa capacidade de respeitar novos códigos de conduta."
[pág. 11]

"Solta no mundo, constrangimento foi palavra que deletei do meu dicionário, e descobri que a necessidade altera nossos hábitos."
[pág. 40]

"Estava na Grécia! Me belisca!"
[pág. 49]

"O silêncio do deserto é mais eficiente que rivotril e não tem contraindicações."
[pág. 105]

"Cada um de nós possui um universo particular, com manias, frescuras e neuroses de estimação."
[pág. 184]

"Comprometer-se com o encantamento contínuo pela vida, não impede desconfortos do coração, dívidas com o banco ou conflitos familiares, mas dá uma trégua para a alma."
[pág. 191]

Comentários

Unknown disse…
"O silêncio do deserto é mais eficiente que rivotril e não tem contraindicações." ♥

Postagens mais visitadas deste blog

Resenha: Pântano de Sangue {Pedro Bandeira} e Novidades!!

Resenha: Dom Quixote {Miguel de Cervantes}

Resenha: Anjo da Morte - Os Karas {Pedro Bandeira}