Resenha: A Lista Negra {Jennifer Brown}

Autor: Jennifer Brown
Editora: Gutenberg
Páginas: 272
Nota Skoob: 5/5 

Faz muito tempo que eu estava atrás deste livro e finalmente consegui em uma troca pelo Skoob!!

Valerie vem de um lar problemático onde seus pais brigam o tempo todo e tudo que ela quer é que eles se separem de vez. Ela encontra em Nick a fuga, o entendimento e a força que precisa para enfrentar estes momentos, já que ele não vem de uma situação muito melhor.

Ambos sofrem muito bullyng na escola também e, cheia de tudo e de todos, Valerie começa uma lista de coisas e pessoas que ela odeia, a qual Nick aprova e começa a adicionar o seus nomes também. Até que um dia, Nick aparece na escola e começa a atirar em todo mundo que estava na Lista! Até Valerie conseguir pará-lo, uma verdadeira matança já havia acontecido e no meio dela Nick a acerta e se mata. Agora Valerie terá de encarar as consequências do que ela e Nick fizeram e também lutar contra os próprios monstros!

"Não importa o que a polícia disse, você estava envolvida no tiroteio, Valerie. Você escreveu os nomes na lista. Pode não ter puxado o gatilho, mas ajudou a provocar essa tragédia."
[Não vou contar quem foi para não dar spoiler! rs - pág. 194]

De inicio não gostei de o livro começar do final. Achei que seria melhor ficar na surpresa do que aconteceu conforme íamos vendo a construção do problema; mas logo a narrativa de Brown, sob o ponto de vista da Valerie, me convenceu do contrário. Os flashbacks foram bem colocados e a historia de Valerie se passando no período atual, tirou a necessidade de um epilogo ou possível segundo livro para saber o que acontece com ela. Sem contar que os flashbacks permitem que ela nos mostre só as partes mais importantes da história, o que não aconteceria em um livro linear e acabaria ficando chato!

Lista Negra é um livro incrível que te captura no drama de Valerie e de todos os alunos da Garvin High do começo desesperador até o fim cheio de esperança. Durante todo o livro, Valerie luta para voltar o mais próximo que puder à normalidade, mas as coisas jamais serão as mesmas: o relacionamento de seus pais só piora após o "massacre"; todos da escola a culpam pelo que aconteceu e desejam que ela estivesse morta também; ela mesma paira na dúvida sobre sua culpa e na culpa de ainda estar pensando em Nick, de sentir saudade dele. Porque o Nick-Matador não era o menino que ela conhecia, ela conhecia o Nick-Carinhoso, que a deixava ganhar no vídeo-game e a fazia dar risada o tempo todo.

Valerie é uma personagem ok, não se fez de coitadinha, mas continuava sendo meio egoísta, sem pensar muito nos outros. Gostei muito do relacionamento dela com seu terapeuta, ele simplesmente a escutava e a levava a interpretar seus sentimentos sombrios e sair viva deles. Nada de julgamentos, elogios ou broncas. Era um lugar em que Valerie se sentia muito seguram, conseguia ajuda efetivamente e acho que toda terapia (e terapeuta!) deveria ser assim!

"Eu o via como um lago de tranquilidade, um raio de sol, um caminho para sair do túnel longo e escuro em que eu vivia."
[Valerie - pág. 201]

Com mensagens bem importantes sobre como o bullying pode destruir uma vida - ou várias - e como uma segunda chance, uma mão estendida para o lado certo, pode alterar destinos, a Lista Negra ganhou meu coração e eu acho que deveria ser leitura essencial em todas as escolas e para todas as pessoas!!

Trechos Favoritos

"Mamãe e papai eram tudo, menos felizes. Antes de maio, eles falavam de se divorciar, o que teria sido uma benção. Frankie e eu ficavamos eufóricos de pensar que as brigas iriam terminar."
[Valerie - pág. 73]

"Talvez fosse o modo como o Dr. Hieler olhava para mim, como se fosse a única pessoa no mundo que podia entender que tudo saiu do controle. Eu era um vulcão de perguntas, remorso e raiva, enquanto ele permanecia forte ante a tempestade que era tudo isso."
[Valerie - pág. 131]

"O tempo nunca acaba. Como sempre há tempo para a dor, também sempre há tempo para a cura. É claro que há."
[Bea - pág. 179]


*
*
*
Vamos conversar mais!! Instagram Facebook ~ YouTube ~ GooglePlus ~Twitter ~ Skoob

Comentários

Rafaela Hübner disse…
Oie!! Td bom?

Eu tive alguns problemas com o final desse livro, achei tudo meio "fácil" demais hehe esperava algo bem mais dark. Mas no geral, adorei o livro! Uma história bem tocante.

Beijos!
Arrastando as Alpargatas
Só Lendo disse…
Isso é verdade, Rafa!! Principalmente com as famílias, né? Elas aceitaram muito fácil mesmo!

Postagens mais visitadas deste blog

Resenha: Pântano de Sangue {Pedro Bandeira} e Novidades!!

Resenha: Dom Quixote {Miguel de Cervantes}

Resenha: Anjo da Morte - Os Karas {Pedro Bandeira}