Resenha: As Meninas {Lygia Fagundes Telles}

Autor: Lygia Fagundes Telles
Editora: Companhia das Letras
Páginas: 304
Nota Skoob: 3/5


"Rendi assim a alegria, ainda há pouco foi minha, mas se debateu tanto que abri os dedos antes que se ferisse, não se pode forçar. Um pouco mais que se aperte e não fica só o pó, mas a alma."
[Lorena - pág. 172]


Peguei emprestado este livro da e achei a leitura bem interessante apesar de ter sido difícil me acostumar com a escrita da Lygia!! hahaha

Neste livro ambientado quase no fim da ditadura militar no Brasil, Lorena, Lia e Ana Clara são três amigas que moram em um pensionato de freiras e me deram um pequeno visual do que era ser uma jovem mulher entre os anos 60-80.

"Miguel preso, falta de dinheiro, de pai, de mãe, meus amigos todos caindo e ainda vou me privar de açúcar?"
[Lia - pág. 131]

Lorena estuda Direito e possui muito dinheiro. Vive suspirando por um médico casado por quem está apaixonada. Lia (minha favorita!) estuda Ciências Sociais (acho! rs), luta contra o regime e tenta tirar seu namorado da prisão e Ana Clara é uma drogada que vive entrando e saindo das drogas.

"As pessoas sabem o que é bom? O que é ruim? Quem é que sabe?"
[Lia - pág. 33]

Como eu disse, a escrita da Lygia foi muito complicada para mim. É corrida, sem separações para falas e pensamentos. Muitas vezes as falas e pensamentos do mesmo personagem e de personagens diversos se misturavam e eu ficava doidinha até conseguir encontrar algum sentido na leitura! As piores partes eram de Ana Clara, pois imagino que Lygia quis mostrar como funciona a cabeça de um viciado no auge do efeito da droga, o que resultava em uma narrativa beeem confusa e ao mesmo tempo interessante. Lygia conseguiu me fazer acreditar que é daquele jeito mesmo que acontece!

"Ah, se eu pudesse me arrumar por dentro, tudo calminho nas gavetas. Minhocação demais."
[Lorena - pág. 155]

Lorena me irritou com os incessantes suspiros pelo médico sem que nada acontecesse. E aí me bateu. Era década de 60!! As liberdade femininas ainda eram muito incipientes, divórcios e casos com homens casados eram tratados de forma ainda pior do que é hoje. Por conta disso a leitura enriqueceu meu conhecimento sobre aquela época e mudou algumas perspectivas.

"Porque as pessoas interferem tanto? Ninguém sabe de nada e fica falando. Fazendo julgamento, tem juiz demais."
[Lia - pág. 130]


Foi uma leitura bem interessante, mas não foi divertida e por isso as três estrelinhas! hehehe E vocês?Já conhecem o trabalho da Lygia? Me indiquem mais livros bons dela! ^-^



"Acho apenas que você nunca será como eu e eu nunca serei como você, não é simples? E não é complicado?"
[Lia - pág. 216]


*
*
*
Vamos conversar mais!! Instagram Facebook ~ YouTube ~ GooglePlus ~Twitter ~ Skoob

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Resenha: Pântano de Sangue {Pedro Bandeira} e Novidades!!

Resenha: Dom Quixote {Miguel de Cervantes}

Resenha: Anjo da Morte - Os Karas {Pedro Bandeira}