fevereiro 24, 2015

por Danielli Guirado

Resenha: Uma Breve História do Tempo {Stephen Hawking}

Autor: Stephen Hawking
Editora: Intrínseca 
Páginas: 256
Nota Skoob: 4/5

"Nossas descobertas cientificas podem muito bem nos destruir, e, mesmo que não o façam, uma teoria unificada completa talvez não influencie tanto nossas chances de sobrevivência."
[pág. 24]

Uma das coisas mais legais das parcerias é que me permitem sair da minha zona de conforto e conhecer gêneros e histórias beeem diferentes das que comumente gosto e "Uma Breve História do Tempo" foi beeem assim!! hahaha

Nele, Stephen Hawking vai contar, da forma mais didática possível e a partir do ponto de vista da física, como nosso Universo surgiu e se transformou no que é hoje. Ele remonta desde os primeiros pensamentos de Aristóteles sobre o tema, passando por Galileu, Newton, Einstein e muitos outros, até chegar a si próprio, suas teses e sua busca pela única fórmula que vai explicar TODO o Universo (se existir! kk), porque o que se tem hoje são diversas teorias que explicam diversos fenômenos em separado.

"Um dos maiores esforços na física atual, e o tema principal deste livro, é a busca por uma nova teoria que irá incorporar a teoria da relatividade geral e a mecânica quântica em uma única teoria da gravitação quântica."
[pág. 23]

Não vou esconder, é uma leitura muito mais fácil para físicos, químicos, matemáticos e etc (ou a aspirantes à!). Se você não estuda nenhuma dessas coisas, mas for curioso que nem eu, vai encontrar muitas informações bem legais sobre a origem e o fim do Universo; viagens no tempo; histórias do espaço e bastante do ótimo bom humor de Hawking, que tempera as explicações com piadas bem colocadas e que me fizeram rir em vários momentos (e em muitos outros ele me lembrou o Sheldon!), mas também vai encontrar muitas explicações difíceis de cálculos e fórmulas para o entendimento de certas teorias.

"O conceito de tempo não tem significado antes do início do Universo. Isso foi observado por santo Agostinho. Quando lhe perguntavam: "O que Deus fazia antes de criar o universo?", sua resposta não era: "Ele estava preparando o inferno para pessoas que fizessem perguntas como essa". Em vez disso, respondia que o tempo era um propriedade do universo criada por Deus e não existia antes dele."
[pág. 19]

Com um passado de sofrimento na matéria de física do Ensino Médio (eu chorava depois das provas! rs), meu cérebro de humanas sofreu pra caramba nesses momentos e tinha que ler um parágrafo ~ às vezes até linhas! rs ~ quatro, cinco, seis vezes até entender e às vezes deixava quieto! hahaha Mesmo assim, saí da leitura com um entendimento bem melhor do que eu tinha antes sobre nosso planeta e tudo ao nosso redor e finalmente pude entender a VERDADEIRA contribuição de Einstein para o mundo ~ porque desde sempre só sabia que ele era um gênio e que tinha criado a Teoria da Relatividade, o que na prática não significava nada para mim! hahahaha

"A relatividade geral não passa de uma teoria incompleta: ela é incapaz de nos dizer como o universo começou, pois prevê que todas as teorias físicas, incluindo ela própria, perdem a validade no início do universo."
[pág. 74]

Se você passou pelas minhas considerações acima e ficou com vontade de ler o trabalho de Hawking (sim, porque este livro foi a sua tese de Doutorado em Cambridge! ♥), eu recomendo bastante! Ele será aquele tipo de leitura rica que irá te deixar com alguns pedacinhos dele! =]


"Equações são mais importantes prara mim, pois a politica existe para o  presente, ao passo que uma equação existe para a eterndiade"
[Albert Einstein - pág. 232]


*
*
*
Vamos conversar mais!! Instagram Facebook ~ YouTube ~ GooglePlus ~Twitter ~ Skoob

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela leitura! ♥

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Livros, Resenhas, Vídeos e outras Danis!